.

.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Agenda 21 local: Evento em Vacaria superou expectativas

Agenda 21: Evento em Vacaria superou expectativas
A 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente, construída através do  5º Simpósio Regional de Iniciativas Ambientais, 4º Encontro da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais e 1º Encontro Regional de Educadores Ambientais, teve suas atividades encerradas com um saldo muito positivo. 
Compartilhar conhecimentos, trocar experiências e sensibilizar o público sobre a preservação dos recursos naturais, foram metas atingidas neste evento, o qual contou com a participação de mais de 3 mil pessoas, reunidas em prol dos mesmos objetivos. 
O público, formado por estudantes, professores, profissionais de diversas áreas e comunidade em geral, teve a oportunidade de participar de debates com palestrantres como Nelton Friederich, diretor da Itaipu Binacional e José Vicente de Freitas, coordenador do Programa da Agenda 21 Nacional, do Ministério do Meio Ambiente.
Além disso, foram oferecidas oficinas e minicursos com  temáticas  diversificadas.
Durante o evento foi elaborada a Carta de Vacaria, construída juntamente com os representantes dos municípios participantes, marcando o compromisso da comunidade a fim de potencializar o desenvolvimento mais sustentável para o município de Vacaria,  região e o estado do Rio Grande do Sul. 
Este documento, por ter sido construído em um espaço plural e democrático, está envolto de uma legitimidade muito forte. Suas considerações devem alcançar um resultado prático, tanto através das políticas públicas, quanto de novas condutas por todas as pessoas no seu dia-a-dia, embasadas em valores como respeito e solidariedade. 
A instalação do Fórum  Agenda 21 em Vacaria é um importante passo na busca pelo desenvolvimento  sustentável para o município. Não se pode mais esperar por um tempo que não dispomos para discutir e refletir sobre temas tão urgentes.
Fonte: REDE Os Verdes/Via e-mail

Nenhum comentário: