.

.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Butiazais de Tapes aguarda Decreto Estadual de APA no RS


Butiazais de Tapes aguarda Decreto Estadual de APA no RS
Objetivo alcançado - Após anos de ativismo do Movimento Os Verdes de Tapes para alertar sobre a necessidade de preservação e conservação dos Butiazais, baseada em estudos que já haviam sido feitos por diversos órgãos e instituições de ensino do Estado, que comprovam a importância deste ambiente natural, esta área poderá ser transformada em APA brevemente.
Conhecido como Butiazais de Tapes, objeto de estudos também aqui em Tapes, através de diversos trabalhos dos alunos da UERGS, este ambiente possui uma gama enorme de espécies animais e vegetais, em especial para a formação de butiazeiros de mais de 100 anos que cobrem cerca de 800 hectares de terras, localizadas entre Tapes e Barra do Ribeiro.
Este patrimônio, que pertence a quatro famílias da cidade, foi objeto de estudo desde 2001, em diversos trabalhos e projetos financiados pelo Governo Federal e do Estado, destinada a avaliar o potencial deste ecossistema, e os estudos apontaram dados surpreendentes com a descoberta de animais tido como extintos, habitando o ambiente dos Butiazais.
Vários estudos apontam para a necessidade de proteção e possível criação de uma Unidade de Conservação, devido a raridade do ambiente, a paisagem única, e os ecossistemas interligados que proporcionam abrigo e alimentação a inúmeras espécies animais e vegetais, algumas consideradas em vias de extinção ou extintas no meio ambiente.
Poucos dias atrás, recebemos a notícia em primeira mão sobre as tratativas da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) com familiares proprietários da área, e após, em conversa diretamente com o Secretário de Estado, Berfran Rosado, o mesmo disse que haviam tratado da situação da APA e as famílias foram receptivas à idéia.
Com isso, após estudos feitos pela FZB a pedido do Secretário Rosado, foi apresentada a forma de proteção, através de APA (Área de Proteção Ambiental) Butiazais de Tapes.
Através de uma minuta de Decreto, enviada a Casa Civil para conhecimento e assinatura da Governadora Yeda Crusius, o secretário espera, assim como diversos ambientalistas da região, que o ambiente seja protegido e posso integrar uma ação em rede para efetivar as medidas de proteção e conservação da área, seu uso sustentável com educação ambiental para os moradores e proprietários sobre a importância do ambiente e recursos naturais.
Desde 2005, Os Verdes de Tapes vem empreendendo ações para divulgar a região em diversos encontros ambientalistas, onde obtêm apoios significativos, inclusive tendo sido tema aprovado em duas Conferências Nacionais de Meio Ambiente, em 2005 e 2008, quando se pediu a proteção integral deste ambiente entre as cidades de Tapes e Barra do Ribeiro.

Leia mais:
BERFRAN SOBREVOA BUTIAZAL
BUTIAZAL DE TAPES

FONTE: REDE Os Verdes

Nenhum comentário: