.

.

sábado, 17 de abril de 2010

Europa para por causa do vulcão da Islândia

Europa para por causa do vulcão da Islândia
O caos nos aeroportos europeus vai continuar e pode piorar neste sábado (17) com a chegada da nuvem de poeira ao sul e leste da Europa.
Por Alan Severiano
A erupção, impressionante para quem vê de longe, esconde um perigo para os aviões: as invisíveis partículas de silício. Elas podem fazer as turbinas parar de funcionar.
Resultado: a maior crise aérea da história do continente. Com o bloqueio do espaço aéreo de vários países, 17 mil voos foram cancelados. É mais da metade das viagens previstas, o que deve custar às companhias US$ 200 milhões por dia.
Com aviões no chão, passageiros se aglomeraram nos guichês e tiveram que dormir em camas de campanha. Na Islândia, a água que derrete das geleiras alaga áreas próximas à erupção. Dezenas de pessoas tiveram de deixar suas casas.
As cinzas não chegaram até o Brasil, mas frustraram os planos de milhares de brasileiros. No Aeroporto de Cumbica, o maior do país, 60% dos voos que chegam da Europa e que partem para lá foram cancelados nesta sexta-feira (16). Os passageiros prejudicados formaram longas filas na tentativa de remarcar o voo.
Foram seis meses planejando as férias na Ásia, ameaçada pela escala na Europa. "Você se programa, tem uma rota, programação de hotéis, voos guias", afirma o administrador, Daniel Guerra.
A lua de mel em Paris do engenheiro, Rodrigo Silva, e Cristiana vai ter de esperar. "Ver o que dá para fazer. Tentar jogar para outro pais da Europa, mas sem perspectiva por enquanto".
Pior que a frustração é a previsão de embarque. "Eles tem uma previsão só para o dia 25. Ridícula a previsão", reclama a gerente de qualidade, Luciana Takahashi.
Ninguém sabe por quanto tempo o vulcão vai continuar expulsando cinzas, mas a previsão é que a poeira chegue ao sul e ao leste da Europa neste sábado (17).
Fonte: G1

Nenhum comentário: