.

.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Para lembrar-mos que "todo o dia, é o dia do índio"...

19 de ABRIL “DIA DO ÍNDIO”
MELHOR AJUDA.. RESPEITO!
Queria propor uma abordagem diferente “hoje”.
Sempre nesta data DIA DO INDIO, há movimentos direcionados à presença Indígena no cenário nacional, mundial, e muitos AINDA desconhecem a realidade Indígena.
Por estas  abordagens estarem  muito batidas, debatidas e rebatidas, hoje   resolvi  conversar com vocês, de uma maneira um pouco “diferente”. Estou certa que o Mundo vem “percebendo”, muito lentamente, à duras penas, um esquecimento do ELO primeiro, o que nos interliga.
A baliza Ancestral de todos.
Muitas  pessoas  nos perguntam como ajudar aos Índios e  venho refletindo há muito tempo sobre a “forma” equivocada com que a “Sociedade Civilizada” focaliza a questão. Há uma inversão de  valores  brutal neste “olhar”.

Os Indígenas em realidade não precisam Ajuda. Não esta 'ajuda' que vincula  interpretação de “fragilidade”, de impotência, ou incompetência “intelectual”.
NÃO! NÃO MESMO!
A melhor  forma de  AJUDA é O RESPEITO , lealdade, gratidão.
AJUDEMOS DESTA FORMA!
SEJAMOS PARCEIROS, PENSEMOS  COLETIVAMENTE!
Queremos deixar claro aqui que a SABEDORA ANCESTRAL  é o esteio que  até os dias de  hoje, possibilitou  à Ciência, tecnologia, Medicina, uma base  de  conhecimentos  e  riquezas da  natureza que desde os tempos remotos, foi  alvo da  cobiça ,ganância  daqueles  que  nunca  Respeitaram a TERRA, tampouco os filhos desta  e seguem  desrespeitando!
SEM ESCRÚPULO ALGUM.
Neste  SAQUE secular, a  Humanidade  ficou refém das  suas  próprias  vaidades, dos seus  desatinos, do seu  DES- ENVOLVER..ou seja, o resultado deste DES- ENVOLVER gera  hoje o que  vivenciamos  em efeito cascata  na  sociedade dita “ORGANIZADA”.AVALANCHES EM CATÁSTROFES.
Neste  “Dia do Indio”, em “comemorações”(ilusórias, para quem acredita que INDIO SE  ILUDE), ou  reclamações, todos temos inúmeros comentários com  marcas  profundas  que não se  apagam jamais na alma das Nações  Indígenas.
Mas, quando  as  pessoas  me  questionam sobre  COMO AJUDAR? Fico  por alguns segundos  em um choque de  INTERPRETAÇÕES  sobre  quem precisa de  AJUDA?
Os Indígenas  estão   em situação de desvantagem  diante  do sistema que  lhes  imprimiu esta “tutela”, desqualificando nossos parentes, oprimindo, desmerecendo suas  capacidades e  isto em realidade traduz uma TOTAL FALTA DE  INTELIGÊNCIA destes  que se  outorgaram TANTOS SABERES e  estão  vendo  suas Moradas ruirem.
Seja morada  primeira de suas Almas que  seguem “SOLTAS”, lhes  fazendo cada vez mais  insatisfeitos, insaciáveis, e  sedentos por PODER, engordando bolsos, cérebros, meias, roupas “intimas”,seja  o ruir de  moradas inteiras, levando  famílias à “morte”,promovendo à cada novo dia, mais e mais tragédias. Digamos TODOS: BASTA !
Claro que nossos parentes estão sofrendo muito! Há séculos, mas também   há séculos eles  seguem EM PÉ, e ritmados, dançando sempre para TERRA, sabendo  como  cortar uma àrvore, como pescar, como  cuidar da  Natureza como um todo! Eles não se vendem, nem vendem aos seus! Nós , acreditamos que  esta determinação FAZ A  GRANDE DIFERENÇA!
O que irá   proporcionar à Humanidade, UM NOVO AMANHECER ou Não, será efetivamente  a  forma como esta “Humanidade” olhar à TERRA e  aos que  para ELA SEMPRE  VIVERAM e  não chegaram dizendo:” EU VI PRIMEIRO, ELA É MINHA!”
Usinas hidrelétricas, barragens, avanços em  TECNOLOGIA, comprovam que  ESTE DES-ENVOLVIMENTO está pedindo MORATÓRIA e que as  doenças estão aí, corroendo, devastando, inundando, varrendo da face da TERRA e matando INOCENTES também! Quem pagará este preço? Quem vem pagando um preço alto com a própria vida? QUEM?
Neste dia do ÍNDIO, quero realmente dizer que admiração é pouco para  com as etnias Indígenas.
Reverenciar aos Indígenas e nossos Ancestrais deve ser o NORTE e o ORIENTE primeiro do Governo, de todos os ”líderes“ Não Indígenas.
Para Nós, para mim, DIA DO ÍNDIO pode  até ser  interessante para  alguns eventos, reflexões, movimentos, que com certeza  também  promovem aprendizados, porém : UM GUERREIRO DEVE FUGIR DOS JOGOS DE APARÊNCIA, POIS A IMAGEM DA REALIDADE NÃO TRADUZ A REALIDADE, E O TEMPO É DEMASIADO CURTO PARA ESTRATÉGIAS DE FAZ DE CONTA”.
Nossos Parentes, NÃO precisam “AJUDA DO GOVERNO”, precisam RESPEITO e a  SOCIEDADE ORGANIZADA  deverá dar passos em direção à mudanças práticas, sabendo de onde veio e para onde quer ir.
Sabendo em quem vota, sabendo o que quer comer amanhã, o que quer beber, COMO quer RESPIRAR e olhar DE UMA VEZ POR TODAS para  nossos PARENTES, como  membros de UM CONSELHO MUITO SÁBIO, trazendo-os muito bem  cuidados, trabalhando em parceria, usando  INTELIGÊNCIA, SABEDORIA, PRUDÊNCIA, porque até aqui, sinceramente, os  ditos  ‘Homens do SABER” estão  imprimindo pensamentos, palavras e ações, desconectadas do PRINCIPAL DO SENTIDO  DA  VIDA!
Neste DIA DO ÍNDIO.
E SEMPRE, RESPEITO E GRATIDÃO À TERRA E  AS CULTURAS  TRADICIONAIS, INDÍGENAS E TODAS AS CULTURAS TRADICIONAIS, NATIVAS.
Respondendo aqui uma pergunta que  nos fazem muito: “SE CHORAMOS “ vivenciando  as  situações em Aldeia, e na rotina dos nossos irmãos, Parentes e Amigos.
SIM, CHORAMOS, MUITO! CHORAMOS porque  AS  LÁGRIMAS limpam a ALMA, senão o coração não suporta tanta  injustiça, e tampouco queremos nutrir sentimentos destrutivos, CHORAMOS de  emoção, ora em  situações BRUTAIS, ORA  na  simplicidade, sabedoria e riqueza  expressa no SILENCIO, ou na fala dos nossos avôs, avós, do canto das crianças  sagradas que afinam um compasso e levam a Cultura.
CHORAMOS SIM! Assim como a TERRA CHORA, CHORAMOS.
Nisto, não há FRAQUEZA, e sim FORTALEZAS que não se medem como na  sociedade do DITO HOMEM “CAPACITADO”.
ISTO  SE SENTE... AO CORAÇÃO.
PY AGUAPY (PAZ)


Por Liana Utinguassú
Servidora/Presidente Yvy Kuraxo
Site: http://yvykuraxo.ning.com
Mostramo-nos presentes para UNIR FORÇAS NESTA CAMINHADA!

Nenhum comentário: