.

.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Asteróide pode destruir a Terra em 2036


 Asteróide pode destruir a Terra em 2036
O asteróide Apophis volta a ser notícia: um relatório russo prevê a possibilidade de a Terra ser atingida pelo corpo celeste, já dentro de 25 anos. 
O relatório assinado por Leonid Sokolov, professor da Universidade de São Petersburgo, aponta mesmo a data em que a colisão pode acontecer: 13 de Abril de 2036. 
O cenário é assustador, mas é sempre assim nestas coisas de destruição da Terra. Na verdade, a destruição total do planeta pode acontecer, sim, mas o professor diz que o mais provável é que o Apophis venha a desintegrar-se, formando meteoros mais pequenos que atingiriam a Terra, com estragos bem menores. 
O Apophis foi notícia pela primeira vez em 2009, ano em que os cientistas apontaram um risco maior que 2 por cento de hipóteses de colisão. 
Se do lado russo é dado o alerta de perigo de colisão, do norte-americano impera a precaução. Donald Yeomans, da Nasa, disse, citado pelo Huffington Post, que existe uma possibilidade em 250 mil. 
Na internet existem vídeos da impressionante simulação do que aconteceria à Terra caso o asteróide atingisse o nosso planeta. Veja aqui, mas lembre-se de que as imagens são apenas uma simulação de um cenário estatisticamente improvável, ainda que assustador.
   

Nenhum comentário: