.

.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Informatizar e Ecologizar - por Maurício Andrés Ribeiro

Informatizar e ecologizar
Ecologizar significa uma revolução silenciosa semelhante à que ocorreu com a informatização da sociedade: começou lentamente; computadores do tamanho de uma sala usavam cartões perfurados; hoje os computadores pessoais estão presentes em milhões de casas e locais de trabalho; há chips nos veículos, nos telefones celulares, nos objetos produzidos industrialmente.
De forma cada vez mais rápida, todos e cada um dos campos da atividade humana se informatizaram: da indústria aos serviços, da agricultura à guerra, das atividades governamentais à vida pessoal.
De forma análoga, a ecologização da sociedade se iniciou lentamente e tomou grande impulso nos primeiros anos do século XXI. Se, por um lado, crescem a explosão demográfica e os níveis de desejos por conforto material, por outro lado se transforma a consciência humana, impulsionada pela explosão de conhecimentos científicos sobre a dinâmica do planeta, do clima, dos oceanos, das águas e sobre o impacto de nossa espécie nessas transformações.
Da mesma forma como a sociedade se informatizou no século XX, ela precisa no século XXI tudo ecologizar.

Nenhum comentário: