.

.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

II Encontro sobre fenômenos naturais, adversidades e mudanças climáticas

Imagens: Internet
Amigos da Terra organiza II ENCONTRO SOBRE FENÔMENOS NATURAIS, ADVERSIDADES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS (II EFAMuC), em Araranguá, SC, junto a organizações, movimentos da sociedade civil e prefeituras locais.
Araranguá/SC foi o epicentro do Furacão Catarina em 2004, palco de enchentes e tornados recentes, e será agora nos dias 07 e 08 de outubro o grande centro das discussões das mudanças climáticas que estão ocorrendo com tanta freqüência e intensidade em SC e no RS e tantos prejuízos estão causando à população, economia e meio ambiente da Região Sul.
Os dois dias de programação contarão com palestrantes de várias instituições do país, testemunhos de afetados pelos eventos climáticos extremos, debates, audiência pública sobre os códigos Ambiental e Florestal estaduais, exposições, instalação multicultural e exibição de vídeos, conforme a programação que pode ser conferida no site do evento: www.efamuc.contato.net
Para além das palestras de cunho científico, o evento terá um caráter popular, contando depoimento de várias pessoas atingidas pelas tragédias do clima de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e outras regiões.
Segundo Lucia Ortiz, dos Amigos da Terra Brasil, uma das organizadoras do evento, comunidades e representantes de movimentos sociais trarão também depoimentos de como já estão se organizando e mobilizando a sociedade para o cuidado com a natureza e para a adaptação ao caos climático.
“Acreditamos que essa é a forma de aumentar a pressão para que as políticas nacionais e internacionais respondam com urgência e efetividade ao problema das mudanças climáticas”, enfatiza.
O II EFAMuC tem a finalidade de levar informação e esclarecimento às populações que vivem em áreas impactadas pelas adversidades e mudanças climáticas na região Sul e dar voz às comunidades afetadas para que suas demandas sejam reconhecidas a nível nacional e internacional, bem como visibilizadas no processo das negociações multilaterais do Clima na COP 15, em Copenhague no final do ano.
O encontro é uma realização da Ong Sócios da Natureza, FDESC – Fórum do Desenvolvimento do Extremo Sul Catarinense, AMESC – Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, Núcleo Amigos da Terra Brasil, Prefeitura Municipal de Araranguá, 22ª Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá – SDR e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.
O encontro conta com o apoio do Centro de Apoio Sócioambiental – CASA, Rede Brasileira de Justiça Ambiental, Amigos da Terra Internacional, Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC, Secretaria da Agricultura do Estado de SC, Caixa Econômica Federal, Defesa Civil de Santa Catarina, Eletrosul e Contato Internet.
Serviço: II EFAMUCII Encontro Sobre Fenômenos Naturais, Adversidades E Mudanças Climáticas
ONDE:Auditório Grêmio da Fronteira (capacidade para mil pessoas), Centro de Araranguá, SC
DATA:7 e 8 de outubro, das 9 as 18h
Inscrições gratuitas e maiores informações: www.efamuc.contato.net
CONTATOS:
Lucia Ortiz /Carolina Herrmann: 51 91150334 / 84099827Amigos da Terra Brasil : 51 33328884 www.natbrasil.org.br

Nenhum comentário: