.

.

domingo, 23 de maio de 2010

Bom retrospecto em Bogotá é o trunfo de Antanas Mockus

Bom retrospecto em Bogotá é o trunfo de Antanas Mockus 
Antanas Mockus Sivickas, 58 anos, ex-prefeito de Bogotá, é o candidato do Partido Verde Foto: EFE 
 Antanas Mockus Sivickas, 58 anos, ex-prefeito de Bogotá entre 1995-1997 e 2001-2003, é o candidato do Partido Verde (opção centro). Nascido em 25 de março de 1952, Mockus é graduado em Matemática pela Universidade de Dijon (França) e pós-graduado em filosofia pela Universidade Nacional da Colômbia. Seu colégio eleitoral mais forte está na própria capital, entre acadêmicos, estudantes e intelectuais. 
Durante as duas gestões na capital, o candidato foi reconhecido pelas estratégias que reduziram homicídios e violência familiar. ALém disso, foi o responsável pela capitalização da Empresa de Energia de Bogotá, por avanços no projeto de descontaminação do rio Bogotá e pelo bom manejo financeiro dos recursos. Nos últimos 10 anos, Bogotá sofreu importantes transformações que fizeram da gestão de Mockus um exemplo para países em desenvolvimento.
Mockus segue uma linha política independente desde o início de sua vida política. Em 1998, criou a organização política "Visionários com Antanas Mockus", que tinha o objetivo de construir a cidadania e a democracia. 
O candidato é um crítico da política de segurança democrática que, segundo ele, contribuiu pouco ajudar as vítimas do conflito armado enfrentado pelo país contra as Farc. 
Para superar a corrupção, Mockus quer promover um cuidadoso manejo do dinheiro público, atuando com transparência nas contas de entidades estatais e órgãos de controle. Ele confia ainda na educação como mecanismo de redução da pobreza e alcance de maior pordutividade. 
Com informações do Votebien.com

Nenhum comentário: