.

.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pesquisas erram ao prever empate técnico na Colômbia

Pesquisas erram ao prever empate técnico na Colômbia 
Partidários de Antanas Mockus comemoram ida ao segundo turno 
Faltando menos de 3% para terminar a apuração, a contagem oficial de votos na Colômbia mostrava que o candidato governista, Juan Manuel Santos, tinha recebido cerca de 6,8 milhões de votos - o equivalente a aproximadamente 47% - enquanto Antanas Mockus, do Partido Verde, somava apenas 3,1 milhões de votos - 22% dos votos válidos. As pesquisas previam empate técnico entre ambos.
Como surpresa, se destacou o bom posicionamento que conseguiu o candidato Germán Vargas Lleras, que ficou em terceiro lugar, com 1,5 milhão de votos. O suficiente para ficar com quase 11% da preferência do eleitorado - a votação tão expressiva também não havia sido detectada pelas pesquisas.
Apesar de alguns enfrentamentos isolados entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército nas zonas rurais de Cauca e Nariño, o pleito presidencial transcorreu sem maiores distúrbios da ordem pública nas demais regiões do país.
Durante o dia, que teve sol pela manhã e depois garoou em boa parte da Colômbia. Os eleitores foram às urnas de tal forma que de mal terminou a votação e já começou a se antecipar o a maior parte dos eleitores exerceu seu direito ao voto, que não é obrigatório naquele país. Uma opção prevista pelas pesquisas.
Fonte: Portal TERRA
Foto: Reuters

Nenhum comentário: