.

.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Parabéns, Macacu por Fernando Gabeira

Parabéns, Macacu 
Acabo de chegar de Cachoeiras de Macacu, que por sinal hoje faz aniversário. Fui participar de uma manifestação de 300 produtores rurais preocupados com a construção de uma barragem que pode desalojá-los. 
A barragem foi estudada a partir da bacia dos rios Guapi-Macacu, Careribu-Macacu. Acontece que ela é prevista para alimentar o polo petroquímico que será construido em Itaboraí. 
Disse a eles que este complexo tem um fórum, o fórum do Comperj, onde todas essas questões são discutidas. Por causa da possibilidade de dinheiro internacional, é necessário fazer uma avaliação ambiental estratégica. O Banco Mundial exige. Tenho um projeto já há anos exigindo também para as obras nacionais, mas não consigo aprová-lo. 
Em Macacu, a familias produzem aipim, inhame, quiabo, milho, todos bem resistentes à alta temperatura. Mas as condições hidrológicas são tão favoráveis que até palmito estão plantando. Tentaram a primeira vez e o calor da baixada arrasou a plantação. Voltaram com nova tática, usando meses frios e plantando outras espécies para garantir sombra. Tiveram êxito. 
Vou discutir seriamente esta questão da barragem. É preciso encontrar alternativa. Não tem sentido produzir água para o petróleo reduzindo a comida do Rio.
Fonte: Blog do Gabeira

Nenhum comentário: