.

.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

FSM Palestina Livre chama ao fortalecimento do movimento de solidariedade internacional

FSM Palestina Livre chama ao fortalecimento do movimento de solidariedade internacional
Por Natasha Pitts
A partir do próximo dia 28 até 1º de dezembro a cidade de Porto Alegre, na região Sul do Brasil, será palco do Fórum Social Mundial Palestina Livre. O evento é uma iniciativa de movimentos sociais e de entidades árabes palestinas de várias regiões do planeta, com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
O encontro, que tem como intuito "consolidar e fortalecer o movimento de solidariedade internacional para os direitos palestinianos”, acontece em um momento histórico para a Palestina. Cumprem-se 65 anos da decisão da Assembleia-geral das Nações Unidas sobre a partição da Palestina, 45 anos do início da ocupação militar Israelita da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Leste, a Faixa de Gaza e os Montes Golã e 10 anos do início da construção do Muro Ilegal que divide a Cisjordânia e circunda cidades e vilas palestinianas.
Até o momento, já estão confirmadas delegações de 36 países dos cinco continentes para participar do Fórum, que prevê realizar em sua programação conferências, 158 atividades autogestionadas, uma marcha de solidariedade à palestina, atividades culturais e a Assembleia dos Movimentos Sociais.
Entre os palestrantes, expositores e debatedores estão ativistas do movimento de solidariedade mundial, intelectuais, lideranças de movimentos sociais e artistas. Ronnie Kasrils, político sul-africano é um dos participantes destacados pela organização do Fórum. Kasrils é considerado ‘um dos oradores mais eloquentes sobre o apartheid israelense desde uma perspectiva sul-africana.
Também está confirmada a presença de Angela Davis, ativista envolvida na busca por justiça social nos Estados Unidos; e dos artistas palestinos Marcel Khalife e DAM Hiphop.
Organizações ligadas a igrejas, como o Conselho Mundial de Igrejas, religiosos e autoridades teológicas também estão apoiando e confirmaram presença no Fórum. Entre as autoridades religiosas até agora confirmadas estão Atallah Hanna, Arcebispo de Jerusalém e o teólogo judeu professor Marc Ellis.
Nancy Cardoso, pastora metodista do Centro de Estudos Bíblicos (Cebi), reforça a importância deste Fórum: "Vemos o FSM Palestina Livre como um espaço chave para dar voz a nossos irmãos e irmãs palestinos da Iniciativa Kairos Palestina e aprofundar o debate sobre a Palestina”, manifestou.
No marco deste evento também acontecerá em Porto Alegre o Fórum Parlamentar Mundial Palestina Livre, que terá a participação de deputados da Câmara Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul com a intenção de aproveitar a oportunidade para debater, trocar ideias e experiências, e planejar iniciativas e estratégias parlamentares que possam colaborar para a solução da problemática palestina.
A previsão é acolher mais de três mil participantes em Porto Alegre e muitos mais ao redor do mundo. A organização do Fórum chama aqueles que não puderem se fazer presente em Porto Alegre a construir o FSM Palestina Livre Estendido. Basta organizar manifestações simultâneas ao evento, ações criativas e midiáticas para chamar atenção para o Fórum e os assuntos que serão discutidos neste momento. Veja aqui mais informações sobre como participar do FSM Palestina Livre Estendido.
Os/as interessados em ajudar a divulgar a realização do Fórum também podem entrar neste link divulgar para seus contatos o texto e a imagem do evento.
Para mais informações, inscrição de participante ou imprensa e a programação, acesse:
http://fpmpalestinalivre.blogspot.com.br/ ou www.wsfpalestine.net.
Fonte: REDE Os Verdes/via ADITAL

Um comentário:

Débora disse...

Bom dia,
Seu site foi mapeado como um importante ator na rede que monitoro em minha pesquisa de doutorado “As redes ambientais na internet e a gestão da natureza”, da Escola da Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Será que você pode fazer a gentileza de responder a este breve questionário online?
https://www.surveymonkey.com/s/YS7NSFP
Sua participação é muito importante para minha pesquisa, agradeço de antemão e posso esclarecer qualquer dúvida se precisar.
Atenciosamente,
Débora de Carvalho Pereira
deborapereira.blog.br