.

.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Meteorito de 300 quilos é descoberto na Polônia

Meteorito de 300 quilos é descoberto na Polônia
Geólogos poloneses confirmaram a notícia do maior meteorito já encontrado no leste europeu, e esperam que a descoberta ajude a entender a composição da camada interior do córtex terrestre.
“Sabemos que o córtex terrestre é composto por ferro, mas não podemos estudá-lo. Aqui temos um ‘convidado’ do espaço exterior que é similar em sua estrutura e podemos examiná-lo facilmente”, declarou o professor Andrzej Miszynski à imprensa em Poznan, no oeste da Polônia, onde a descoberta foi anunciada.
O exame do meteorito “pode ampliar nossos conhecimentos sobre a origem do Universo”, declarou o professor Mizynski, citado pela agência polonesa PAP.
Dois caçadores de meteoritos encontraram o objeto de 300 quilos, em forma de cone, no final de setembro, a dois metros de profundidade na reserva de meteoritos de Morasko, ao norte da cidade de Poznan.
Eles usaram um detector eletromagnético e “trata-se da descoberta mais importante deste tipo nesta parte da Europa”, explicou Miszynski.
Os cientistas que examinam o meteorito na Universidade de Poznan pensam que ele caiu sobre a Terra há 5 mil anos e é composto principalmente de ferro, com rastros de níquel.
Até agora, cerca de 1.500 quilos de meteoritos (menores) foram descobertos na reserva de Morasko.
Fonte: Portal iG

Nenhum comentário: