Na cidade de Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso, é comum encontrar moradores que param em frente a plantações de girassol, que mais parecem jardins, para registrar o encontro com a planta que pode chegar a dois metros de altura. Os girassóis eram cultivados inicialmente por índios, que comiam as sementes misturadas a outros vegetais. Para alguns, além de produzir óleo comestível e até o biodiesel, o girassol dá sorte e é símbolo de felicidade.

“É incrível estar tão próximo de uma flor tão grande”, diz outra moradora.
Ao contrário do que parece, o girassol não é uma flor única, mas um conjunto de flores. Segundo especialistas, o amarelo da parte externa da planta tem a função de atrair insetos. Já as flores da parte de dentro do girassol, no miolo, são as que produzem o fruto, que é um grão.

O girassol também é uma planta carregada de significados. Representa sorte, sucesso e felicidade e já serviu de inspiração para muitos artistas. É o caso de Vincent Van Gohg, que declarou a paixão pelos girassóis em várias telas. O artista plástico de Cuiabá Adir Sodré também se rendeu aos encantos da planta.
Fonte: Canal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário