.

.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Índios da etnia Cinta Larga ajudam a combater roubo de madeira no Parque Indígena Aripuanã/MT

Imagem: Ecodebate

Índios da etnia Cinta Larga ajudam a combater roubo de madeira no Parque Indígena Aripuanã, MT
Entre os dias 12 e 14/08, equipe do Ibama, composta por agentes da Supes/MT e Gerex Juína/MT, esteve em ação de fiscalização integrada no âmbito da Operação Arco de Fogo, junto com a Polícia Federal, Força de Segurança Nacional, agentes indígenas da Funai e índios da etnia Cinta Larga para combater o roubo de madeira no Parque Indígena Aripuanã, no município de Juína, em Mato Grosso.
Foram encontrados acampamentos ativos, esplanadas com 817,5 metros cúbicos de toras de essências diversas, como cedrinho, garapeira, jatobá, sucupira, angelins e cerejeiras. Os infratores derrubaram árvores na estrada e carreadores para atrasar e atrapalhar os trabalhos de fiscalização, mas as equipes estavam preparadas com motoserras e caminhonetes com guinchos.
Os fiscais indígenas encontraram dois tratores com pás e correntes com ganchos chamados “periquitos” para arraste de toras e uma motocicleta escondidos na mata. A área explorada é estimada em torno de 4000 hectares, próximos ao rio Aripuanã. As investigações continuam em colaboração e sobre o comando da Polícia Federal, que coordena a operação.

Texto de Nelson Laturner, Ibama/MT
Fonte: EcoDebate

Nenhum comentário: