.

.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Patrimônio Cultural ameaçado na Praça da Matriz em Porto Alegre/RS

Imagens: Eduino de Mattos/ONG Solidariedade
Patrimônio Cultural de Porto Alegre entregue aos vândalos e ao descaso
O Ativista da ONG Solidariedade de Porto Alegre, Eduino de Mattos está preocupado com a situação do patrimônio cultural da capital, e após trazer a público a situação da Praça da Alfândega ( http://osverdestapes.blogspot.com/2009/08/praca-da-alfandega-em-porto-alegrers.html ) está novamente contando com os meios de mídia alternativa para "solicitar por outro meio", visto estar desistindo de pedir providências ao Poder Executivo e Legislativo Municipal de Porto Alegre. Para ele, "o que cabe agora é 'denunciar' os fatos no nível Estadual, pois a Capital do Rio Grande do Sul é o centro politico do Estado e todos os gaúchos e gaúchas tem responsabilidades com a cidade de Porto Alegre, e todos tem que cobrar do prefeito da capital os cuidados, principalmente com o patrimônio cultural e público."
Segundo afirma, de acordo com uma especialista, este monumento retrata o ponto mais alto do POSITIVISMO NO RIO GRANDE DO SUL, NA GESTÃO DE JULIO DE CASTILHOS."Esta obra retrata todas as qualidades contemporâneas. É UMA OBRA DE ARTE.", diz.

VEJA NAS FOTOS O ESTADO DE DESLEIXO DO MONUMENTO
Conforme Eduino, existia um pará-raios no lado de trás. 'Existia'..., "pois roubaram o cabo de cobre para venderem com o sucata. Se trata de um local de risco, pois a altura do monumento poderá proporcionar a descarga de um raio. Assim, adeus estátuas, monumento..." lamenta. Outro motivo de sua preocupação com o patrimônio cultural é a pixação do monumento, com garatuchas, rabiscos e palavras sem nexo.
"O piso do pavimento dos passeios públicos é uma vergonha, a cidade não pode receber os turistas com este desleixo" alerta o ativista. Mas o detalhe que mais chama atenção ao fato, é a localização da Praça da matriz, quando encontra-se no centro dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, além da Igreja Matriz do Estado, um outro poder que no atual momento de "Revelações - Apocalipse) está fazendo questão de nem receber "confissão" durante estes dias "turbulentos" no Palácio ao lado. Estes são os "Tempos de Kali-Yuga!", diriam os sábios hindus.

Por Júlio Wandam
REDE Os Verdes

Nenhum comentário: