.

.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

China usa bactéria para limpar vazamento de petróleo

 China usa bactéria para limpar vazamento de petróleo
Biotecnologia é utilizada após explosão de oleoduto no Mar Amarelo. A biomedicação usa micro-organismos para desmembrar os hidrocarbonetos tóxicos presentes no petróleo
Autoridades chinesas estão usando mais de 23 toneladas de uma bactéria que come petróleo para limpar um vazamento no Mar Amarelo, provocado pela explosão e o incêndio de um oleoduto na última semana. É a primeira vez que a China utiliza, em grande escala, a biotecnologia para resolver um problema de poluição ambiental. 
O processo, conhecido como biomedicação, usa micro-organismos para desmembrar os hidrocarbonetos tóxicos presentes no petróleo através de componentes menos prejudiciais ao meio ambiente. A mesma técnica foi utilizada para ajudar a reduzir o impacto do desastre ambiental provocado pelo vazamento de petróleo do Exxon Valdez, no Alasca, nos Estados Unidos, em 1989. 
Yang Jiesen, chefe da divisão de pesquisa e desenvolvimento da empresa de biotecnologia de Pequim, disse que a Administração de Segurança Marítima fez o pedido pelas bactérias no último sábado. 
Acidente
O incêndio começou na noite de sexta-feira, quando dois dutos explodiram durante o carregamento de um navio-tanque fretado pela estatal PetroChina. Cerca de 1.500 toneladas de petróleo foram jogadas no mar. 
O incidente provocou o fechamento parcial do porto de Dalian, um dos maiores da China,  prejudicando o transporte de petróleo para o sul do país. Mas, segundo a agência de notícias estatal Xinhua, os preços do petróleo não devem sofrer impactos.
Fonte: Agência Estado/AFP/Veja

Leia mais na Revista VEJA

Nenhum comentário: