.

.

sábado, 24 de julho de 2010

Ruanda: Governo permitirá autópsia no corpo de André Rwisereka, vice do Partido Verde Ruandês

Manifestações em Londres contra terrorismo de Estado em Ruanda
Rwanda: O governo deve permitir uma autópsia independente em corpo de adversário político 
Especialistas estrangeiros devem investigar as circunstâncias de assassinato 
"Este é o segundo assassinato de um crítico do governo de Ruanda, em menos de um mês. Uma autópsia e um inquérito independente é necessário determinar o que aconteceu com Rwisereka."
Kenneth Roth - Diretor Executivo
 

 New York - O governo de Ruanda deverá permitir que peritos independentes estrangeiros realizem uma autópsia independente no corpo de Andrew Kagwa Rwisereka, vice-presidente do Partido Verde Democrático de Ruanda, partido de oposição no país, disse a Human Rights Watch. 
André Rwisereka foi visto pela última vez na noite de 12 de julho de 2010. Seu corpo foi encontrado perto da cidade de Butare, ao sul, em 14 de julho. Ele foi decapitado, e testemunhas relataram marcas incomuns em várias partes de seu corpo. 
"Este é o segundo assassinato de um crítico do governo de Ruanda, em menos de um mês", disse Kenneth Roth, diretor executivo da Human Rights Watch.
"Uma autópsia e um inquérito independente são necessários para determinar o que aconteceu com Rwisereka. " 
Os acontecimentos que precederam a morte de Rwisereka indicam que o assassinato pode ter motivos políticos. Há muito tempo, aos amigos e colegas próximos dizia que temia ser morto por causa de sua oposição à Frente Patriótica Ruandesa (RPF), partido no poder no país. Nas últimas semanas, Rwisereka parecia mais preocupado com sua segurança.
No final de junho, o ex-secretário-geral do Partido Verde, Charles Kabanda tinha visitado Rwisereka no Sombrero Club, em Butare, e tentou convencê-lo a deixar o Partido Verde. Rwisereka tinha dito a pessoas próximas, que Kabanda (que deixou o Partido Verde no início deste ano), tinha-lhe dito que o 'RPF nunca deixaria Rwisereka deixar a família' - uma referência ao RPF - e se perguntava o que aconteceria com membros do Partido Verde. Rwisereka disse à pessoas próximas que ele interpretou isso como uma ameaça. Rwisereka, Kabanda e como muitos outros membros do Partido Verde, foram ex-membros do RPF.
A polícia, inicialmente disse à imprensa que Rwisereka havia sido roubado, e que as pessoas que o tinham visto na noite de seu desaparecimento, alegaram que ele estava transportando uma grande soma de dinheiro. 
No entanto, novas investigações conduzidas pela Human Rights Watch e outros, revelaram que ele havia deixado o dinheiro para um parente, na noite de 14 de julho, mas que ele tinha pouco dinheiro e qualquer coisa de valor no momento da sua morte.
A polícia então mudou sua explicação, citando uma disputa financeira entre Thomas e Ntivuguruzwa Rwisereka, a última pessoa a ver Rwisereka antes de seu desaparecimento. Ntivuguruzwa, que a polícia trata como o principal suspeito foi preso e permanece sob custódia.
"As declarações contraditórias das forças policiais e as divergências entre a polícia e os serviços prestados por fontes próximas à vítima, semearam a dúvida e a confusão sobre as circunstâncias da morte de Rwisereka", disse Roth. "Uma investigação completa e independente, deve confirmar ou refutar essas explicações diferentes", nas circunstâncias que rodearam a morte de Rwisereka.
A Human Rights Watch descobriu que, em 12 julho, Rwisereka chegou ao Sombrero Club por volta das 22 horas e havia jantada e consumido bebidas com Ntivuguruzwa, um cliente regular da instituição. Cerca de 01:00 da manhã, Rwisereka saiu do bar e foi de carro para sua casa. Ntivuguruzwa retirou-se para um quarto de hotel que tinha reservado no Sombrero Club e não foi visto saindo do hotel até a manhã seguinte por volta de 09:00 horas da manhã. 
O porta-voz da polícia, Eric Kayiranga, disse a Human Rights Watch que na manhã seguinte, uma pessoa que mora próxima, viram o carro Rwisereka, cerca de aproximadamente três quilômetros Sombrero Club, e chamou a polícia. 
O representante da polícia disseram à Human Rights Watch que o pára-brisa estava quebrado, mas que a polícia não acredita que foi o resultado de um acidente de trânsito. Os documentos de identidade e chaves foram Rwisereka dentro do carro. Kayiranga disse que a polícia realizou uma busca superficial da área, mas eles não esperavam encontrar Rwisereka perto do local. Familiares e amigos também têm procurado a cidade por várias horas, a uma distância de quase dois quilômetros, sem encontrar o menor vestígio de Rwisereka.
Em 14 de julho, a polícia foi alertada para a existência de um corpo descoberto por agricultores locais, e confirmou que era André  Kagwa Rwisereka. (foto)
Ele foi completamente decapitado e seu rosto apresentava também sinais de espancamento. A polícia disse que ele foi ferido no braço esquerdo e a perna esquerda estava quebrada. Pessoas que viram o corpo, disseram à Human Rights Watch que ele estava coberto com dezenas de marcas. Em declarações à imprensa, o porta-voz da polícia, rejeitou as alegações do Partido Verde, de que o corpo de Rwisereka apresentava sinais de tortura. Uma faca grande foi encontrado na cena do crime, segundo a polícia. 
A Human Rights Watch, que realiza a investigação, revelou que o corpo de Rwisereka já havia sido descoberto apenas a uma milha de seu carro, e não três quilômetros, como havia dito o porta-voz da polícia. A polícia disse à Human Rights Watch, que havia muito sangue no local. No entanto, quando a Human Rights Watch visitou o local no dia seguinte à descoberta do corpo, havia pouco sangue. O sangue foi localizado em um único local, que corresponde aproximadamente ao tamanho da cabeça Rwisereka, e o corpo foi encontrado em uma encosta íngreme, sugerindo que Rwisereka poderia ter sido morto em outro lugar. 
A polícia também disse a Human Rights Watch que Ntivuguruzwa tinha dado uma identidade falsa e não tinha revelado seu nome no registro do hotel. No entanto, a Human Rights Watch viu o registro do hotel, e confirmou que Ntivuguruzwa deu o seu nome, apelido e número de bilhete de identidade. 
André Kagwa Rwisereka e Os Verdes 
Rwisereka era membro antigo do RPF, o ex-movimento rebelde, que realizou ataques contra Ruanda, a partir de Uganda, desde 1990, quando derrubou o governo e planejou o genocídio em Ruanda em 1994. 
Em Julho de 1994, o RPF formou um governo que ainda está no poder em Ruanda. Rwisereka tinha trabalhado em estreita colaboração com altos funcionários do RPF na angariação de fundos para o movimento, no exílio na República Democrática do Congo, mas não ocupava uma posição oficial no partido, nem no governo formado pelo RPF após o genocídio. 
Com o tempo, Rwisereka perdeu as ilusões sobre o RPF. Em 2009, ele deixou o partido para criar o Partido Verde Democrático - um novo partido de oposição - com outros antigos membros do RPF. 
O Partido Verde teve muitas dificuldades e não conseguiu obter permissão da polícia ou das autoridades locais para realizarem as suas reuniões.
Em outubro de 2009, as reuniões foram violentamente dispersas pela polícia. Obstáculos colocados repetidamente por autoridades distritais, impediram-os de registrarem-se como um partido político ou participar nas eleições presidenciais previstas para 09 de agosto. 
Vários de seus membros, incluindo seu presidente, Frank Habineza, foram ameaçados e pediram para abandonarem suas atividades políticas. No início deste ano, três membros proeminentes, incluindo Kabanda, demitiram-se do partido e denunciaram as seus motivos, o que muitos observadores viram como uma tentativa de desestabilizar o Partido Verde para apoio ao RPF. 
Frank Habineza, que é o porta-voz do Partido Verde, disse que Rwisereka também tinha falado em várias ocasiões. Em entrevista à BBC em outubro de 2009, ele disse: "Está no tempo em que as pessoas se desloquem para lá para mudar, porque a FPR é incapaz de fazer uma revolução interna. Então ele deve aceitar que os outros venham para ajudar. Um partido que não se repita, o ponto de vista das suas ideias caiu. Todas as partes têm conhecimento que trabalham com uma ditadura, onde estão eles agora?"
 Outros ataques e intimidação contra as recentes críticas ao governo
Vários outros críticos do governo têm sido alvo nas últimas semanas. Em 24 de Junho 24, Rugambage, um jornalista do diário independente Umuvugizi, foi morto a tiros diante de sua casa em Kigali, na capital. 
É possível que seu assassinato estava relacionado com a posição crítica de seu jornal e ele estava conduzindo investigações sensíveis nos dias que antecederam sua morte, incluindo a tentativa de assassinato do ex-general Faustin Kayumba Nyamwasa na África Sul. A polícia prendeu dois suspeitos, que supostamente confessaram sua intenção de matar Rugambage, em vingança por um assassinato que ele cometeu no tempo do genocídio. 
Umuvugizi e o outro principal jornal independente, Umuseso, foram suspensos por seis meses pelo Conselho Superior de Mídia, em abril de 2010, impedido assim cobrir os acontecimentos do período eleitoral. 
O líder do partido da oposição PS-IMBERAKURI Bernard Ntaganda, foi preso 24 de junho e permanece sob custódia. Ele enfrenta várias acusações, incluindo a violação da segurança nacional e a instigação de divisões étnicas. Vários outros membros de seu partido e do UDF Inkingi, outro partido da oposição, foram presos 25 de junho. Eles foram soltos alguns dias mais tarde, mas seu caso ainda está pendente. 
Como o Partido Verde, o PS-IMBERAKURI e FDU-Inkingi foram impedidos de apresentar candidatos nas próximas eleições presidenciais. O FDU-Inkingi não podia identificar-se como o partido, por causa dos obstáculos semelhantes aos encontrados pelo Partido Verde. Seu Presidente, Ingabire Vitória, foi formalmente acusado de colaboração com grupos armados, com ideologia de genocídio e de "divisão". O PS-IMBERAKURI foi registrado como um partido, mas os dissidentes são uma estrutura paralela e nomearam seu próprio presidente para substituir Ntaganda. Nem o novo presidente, nem Ntaganda, são candidatos à presidência. 
Em 19 de junho, um ex-general de Ruanda, Faustin Kayumba Nyamwasa, foi alvo de uma tentativa de assassinato na África do Sul. Havia sido um aliado próximo do Presidente Paul Kagame (foto) e ex-Chefe do Estado-Maior do exército ruandês, mas acabou fugindo para a África do Sul em fevereiro. Durante o exílio, ele se tornou um crítico do Governo de Ruanda e do Presidente Kagame. Altos funcionários de Ruanda, incluindo o presidente, têm o criticado publicamente. O governo de Ruanda pediu sua extradição da África do Sul, acusando-o de estar por trás de uma série de ataques com granadas em Kigali, no início deste ano. A polícia da África do Sul prendeu vários suspeitos de ligação com a tentativa de assassinato contra o General Kayumba. 

Pelo Editor Chefe da Human Rights Watch
 Fonte: Rwandinfo/via e-mail

Um comentário:

REDE Os Verdes disse...

Olá Dr. Otoniel, recebemos sua mensagem em nosso Blog, e publicaremos sua denúncia, por se tratar de algo que necessita ser posto na história de muito 'progresso' de nosso país, mas muitas injustiças também, enormes discriminações, que mesmo de 1937 até hoje, ainda permanecem criando abismos entre a justiça social e econômica e a realidade vivida pelos brasileiros.
Gostariamos, caso tenha, enviar alguma imagem deste tema, ou referencias para buscarmos na web.
Nossas páginas se mantém abertas a suas manifestações e agora estamos em REDE, e todas suas publicações, tomaremos conhecimento.
Saudações Verdes e Solidárias.

Júlio Wandam
Coordenador Os Verdes/RS