.

.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Buraco na Guatemala deixa moradores apavorados

Cientistas não sabem explicar cratera aberta por tempestade na Guatemala 
Tese inicial é que chuvas torrenciais causaram colapso do terreno. Moradores estão com medo de que ocorram novos afundamentos. 
 Área está isolada - 'Há muito medo, porque se teme que haja outro afundamento', diz morador (Foto: AP)
Geólogos ainda não conseguem dar uma explicação científica sobre o enorme buraco formado em uma zona residencial do norte da capital guatemalteca, no fim de semana passado, em consequência das fortes chuvas provocadas pela tempestade tropical Agatha. 
A área, que se encontra isolada por dezenas de policiais, soldados e funcionários da Defesa Civil, estava nesta sexta-feira (4) totalmente abandonada. 
"Não temos outra opção senão sair e buscar outro lugar para viver, enquanto se determina o que acontecerá. Há muito medo entre os moradores, porque se teme que haja outro afundamento", disse Aníbal Juárez, um dos últimos moradores a desocupar a área. 
Cratera na Guatemala
Geólogos vão usar radar de penetração para tentar compreender o que aconteceu. Não há cavernas, mas areia vulcânica dificulta avaliação precisa (AP) 
Geólogos da Defesa Civil iniciaram ontem a pesquisa científica sobre a formação do buraco gigante para saber como está a situação do subsolo e determinar as causas do ocorrido. 
Por meio de um radar de penetração de subsolo introduzido ontem, os especialistas puderam determinar que não existem cavernas no interior, mas a areia vulcânica nos arredores impediu a realização de um estudo completo. 
A explicação preliminar que as autoridades dão à formação da cratera, que tem um diâmetro médio de 21,5 metros e profundidade de 31,2 metros, é que foi o resultado de uma carga excessiva de água no terreno, originada pelas chuvas torrenciais.
Fonte: G1

Nenhum comentário: