.

.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tem até TV velha no lixo que vai para as Cataratas do Iguaçu

Tem até TV velha no lixo que vai para as Cataratas do Iguaçu
O Rio Iguaçu, famoso no mundo todo pelas cataratas, está em um estado lastimável. É só ver pelas fotos deste post. Em alguns trechos, principalmente na região das nascente, não há mais peixes. As águas estão sujas com mau cheiro e lixo. 
Uma das imagens flagra até uma carcaça de TV.
A foto foi feita na região de Curitiba, a 600 quilômetros de distância das cataratas. Por isso, é pouco provável que esta TV consiga flutuar até Foz do Iguaçu. Mas dá uma ideia do tipo de lixo que desce pelo rio antes de ele virar cartão postal.
O Rio Iguaçu, é segundo mais poluído do Brasil, depois do Tietê, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). Cerca de 80% da poluição é gerada por esgoto doméstico e 20% por esgoto industrial.
Para reduzir a sujeira, a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) lançou o projeto Águas do Amanhã. A intenção é colocar em prática um programa de ações para sensibilizar, conscientizar e instigar os paranaenses. As ações serão concentradas em Curitiba e Região Metropolitana, onde está localizada a bacia do Alto Iguaçu. 
Nesta primeira fase do projeto, que terá um ano, serão realizados quatro fóruns, com representantes do poder público, sociedade civil, indústria e comércio, e agricultura para fazer um diagnóstico da bacia do Alto Iguaçu. “Hoje, existem ações isoladas e escassez de recursos, o que inviabiliza os projetos de conservação do rio”, explica o coordenador técnico do projeto e engenheiro ambiental, Eduardo Gobbi.
 Por Alexandre Mansur
Leia mais no Blog do Planeta

Nenhum comentário: