.

.

domingo, 20 de junho de 2010

Índia: Veredito da Tragédia de Bhopal: Muito Pouco, Muito Tarde?

Mulheres protestam em Bhopal 
Índia: Veredito da Tragédia de Bhopal: Muito Pouco, Muito Tarde? 
Written by Aparna Ray 
Na noite do dia 2 para 3 de dezembro de 1984, a Índia despertou para o seu pior desastre industrial quando toneladas do letal gás isocianato de metila (MIC, em sua sigla em inglês) e outras toxinas vazaram de uma indústria de pesticidas da Union Carbide (UCIL, atual Dow Chemical) em Bhopal, Madhya Pradesh, resultando na exposição em grande escala, milhares de mortes e muitos milhares mais de mutilados por toda a vida. 
Mais de 25 anos mais tarde, um tribunal de Bhopal pronunciou um veredito condenatório sobre o braço indiano da Union Carbide e também condenou oito ex-funcionários da UCIL (todos indianos) como sendo culpado nos termos dos artigos 304-A (causar morte por negligência), 304 - II (homicídio culposo que não chega a ser assassinato), 336, 337 e 338 (negligência grave) do Código Penal Indiano. Eles foram condenados a dois anos de prisão e uma multa de INR100, 000 (aprox. US$ 2.097). A UCIL foi premiada com uma multa de INR500, 000 (aprox. USD 10.483). 
No entanto, não houve menção na sentença de Warren Anderson [En], o então presidente da Union Carbide Corporation, que pagou fiança, fugiu do país e foi declarado um proscrito depois que ele se recusou a voltar para a Índia a partir de os EUA para enfrentar julgamento. 
Houve muita especulação e expectativa desde a manhã na medida em que as pessoas esperavam por um veredicto que a maioria dos indianos sentem ter vindo tarde demais para oferecer socorro e encerramento para as vítimas da tragédia de Bhopal. O Twitter ficou repleta de comentários que refletem o humor das pessoas - que variou de esperançoso para cético. 
Fonte: Global Voices

Nenhum comentário: