.

.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Secopa cumpre extensa agenda na África do Sul

Secopa cumpre extensa agenda na África do Sul
Prefeito de Sentinela do Sul integra a comitiva da Secopa 2014 divulgando o Mundial no Brasil e os municípios gaúchos na África do Sul
Compondo a comitiva da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa/RS), que está divulgando os potenciais do Rio Grande do Sul na África do Sul, com o slogan “O Rio Grande Te Espera”, com vistas a Copa de 2014, no Brasil, o prefeito de Sentinela do Sul e presidente da Famurs, Marcus Vinicius Vieira de Almeida, analisa que o resultado deste intenso trabalho do grupo trará excelentes frutos aos brasileiros, em especial, ao povo gaúcho.
Em seu relato, direto de Joanesburgo, sede da delegação da Seleção Brasileira, com a qual já tiveram contato, disse que os contatos com empresas brasileiras, como a Marcopolo, fabricante de ônibus, que lá na África do Sul tem seus negócios e fornece toda a frota às demais delegações que disputam o Mundial de futebol, inclusive, o ônibus do RS, um dos mais estilizados e visitados, são surpreendentes.
“A Marcopolo é uma das maiores empresas da África do Sul, instalada em Joanesburgo. É a empresa que mais emprega mão de obra negra, o que faz dela respeitada e até de certa forma, idolatrada pelo governo africano”, ressaltou, Almeida. Em outra visita, a comitiva esteve promovendo o RS, com exclusividade, no Monte Cassino, o maior complexo de hotéis da África do Sul, em que estão às suítes mais caras e concorridas do país, anexo ainda um mega-shopping. Por fim, no Nelson Mandela Square, onde acontece o “BRASIL SENSATIONAL”, os gaúchos fortaleceram os contatos, em outro ponto de grande fluxo de turistas. 
Segurança para 2014 
A agenda da Secopa ainda teve, desta vez na sexta-feira, 18/06, encontro com os oficiais da Brigada Militar Gaúcha, que enviou um grupo técnico especializado à África do Sul, com vistas a analisar a forma como os sul-africanos preparam os esquemas de segurança para a copa, também buscando desenvolver um trabalho conjunto visando a qualidade da segurança para o Estado durante o Mundial de 2014. Os policiais gaúchos oito no total são oficiais que foram escolhidos por especialidades (Planejamento, Finanças, Tecnologia da Informação, Controle de Multidões, Bombeiros, Armanento e Equipamentos). A missão da Brigada Militar é coordenada pelo tenente-coronel Kleber Roberto de Lima Senisse. Os oficiais foram recebidos pelo secretário da Secopa, Eduardo Antonini e pelo prefeito de Sentinela do Sul e presidente da Famurs, Marcus Vinicius de Almeida, que aprovaram a iniciativa do Governo gaúcho de enviar os militares, visando qualificar o trabalho de segurança pública em nível estadual para 2014. 
Apoio às cidades gaúchas 
Um dos grandes momentos para o Rio Grande do Sul, segundo o prefeito Marcus Vinicius de Almeida foi à participação da comitiva junto a “CASA BRASIL” iniciativa do Ministério do Turismo do Brasil, quando, no sábado, 19, inúmeros turistas de vária partes do mundo visitaram o concorrido estande gaúcho. O prefeito Marcus Vinicius disse que neste local, por algumas horas, a ação desenvolvida no Sandton Center Convention, no coração de Joanesburgo, os turistas de todo o mundo no estande da cidade de Porto Alegre, receberam vasto material de divulgação de diversos municípios gaúchos, dentre eles: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Santo Antonio da Patrulha e Casca, cidades estas que se habilitaram a receber, em 2014, as delegações de futebol. “Nosso estande, tenha a certeza, foi um dos mais movimentados. Aqui entregamos uma centena de camisetas, rapaduras, iguarias como a cachaça e muitos folderes de municípios gaúchos”, salientou.
Mais detalhes do dia-a-dia da Secopa, podem ser acessados pelo site: www.oriograndeteespera.rs.gov.br
Texto: Bira Costa 
Foto: Douglas Ceconelo
Imagens: Google search

Nenhum comentário: