.

.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Indígenas do Xingu entregam carta a Lula com pedidos sobre Belo Monte

 Indígenas do Xingu entregam carta a Lula com pedidos sobre Belo Monte
Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Altamira (PA), no último dia 22, povos indígenas do Médio Xingu entregaram uma carta ao governante, para fazer reivindicações relacionadas ao projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, em local próximo a suas aldeias. 
No documento, os índios pedem que a Fundação Nacional do Índio (Funai), recentemente reestruturada, volte a ter uma Unidade Gestora em Altamira e o governo dê uma garantia jurídica da não realização de novos barramentos na bacia do rio Xingu.
Outras reivindicações se referem à realização de novos estudos na bacia do rio Bacajá e nas Terras Indígenas (TIs) Xipaia e Kuruaia, além da regularização das Tis Arara da Volta Grande, Juruna Km 17, Cachoeira Seca e Apyterewa e da revisão dos limites de outro território pertencente aos indígenas, chamado Paquiçamba.
Os índios também requerem que os condicionantes de um parecer técnico feito pela Funai sobre o projeto de Belo Monte sejam cumpridos, e os Planos Básicos Ambientais (PBAs) prometidos se implementem ainda neste ano, com ampla participação dos indígenas.
Para conferir esses e outros pedidos feitos pelas
comunidades indígenas do Xingu, leia a carta na íntegra.
Fonte: Amazônia.ORG

Nenhum comentário: