domingo, 22 de julho de 2012

Fim de semana terá tempestade solar

 Imagem da Nasa mostra erupção solar ocorrida em 7 de março 2012, classificada como uma das maiores dos últimos anos 
Fim de semana terá tempestade solar
A previsão do tempo galáctica informa: o fim de semana será de tempestades solares. Entre sábado e domingo, a Terra será bombardeada por radiação e partículas carregadas oriundas de erupções no Sol. Embora sejam potencialmente danosas, os cientistas dizem que, dessa vez, não é preciso se preocupar. O evento foi classificado como "de menor dano potencial". Mesmo assim, os responsáveis por linhas de energia e empresas aéreas já foram notificados.
Juha-Pekka Luntama, especialista em clima espacial da Agência Espacial Europeia, afirmou que que os operadores de navegação "certamente verão alguma coisa, mas eles provavelmente encontraram maneiras de lidar com qualquer problema" decorrente da tempestade que se aproxima. 

As ejeções de massa coronal são fenômenos normais, que variam em frequência e intensidade conforme o ciclo de mais ou menos 11 anos de atividade solar. Agora, o astro está "despertando" de um período de baixa atividade e começando um período em que as erupções acontecem com maior frequência. O ápice deve acontecer em 2012.
As tempestades solares não são motivo de alerta pelo risco de machucar diretamente alguém. As grandes vítimas da fúria solar são os equipamentos eletrônicos.
Entre outras coisas, as tempestades solares conseguem provocar danos na rede elétrica, além de sistemas de GPS e de satélites.
Em Québec, no Canadá, uma forte erupção solar derrubou o sistema de transmissão de energia elétrica, deixando quase 6 milhões de pessoas sem luz em 1989.

LADO BRILHANTE
Se as tempestades solares são muito ruins para os equipamentos, elas podem fornecer verdadeiros espetáculos para os olhos. Conforme as partículas carregadas bombardeiam a Terra, elas podem provocar um espetáculo de luzes e cores nas proximidades dos polos. São as chamadas auroras.

Fonte: AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário: