Por Fernando Halal fernando.halal@zerohora.com.br
O mau tempo em Rio Grande, no sul do Estado, impede a saída do navio que transportará o lixo importado do Reino Unido de volta ao país de origem. Atracado no cais do Terminal de Contêineres (Tecon), o MSC Oriane aguarda a liberação do canal de acesso à Barra.
Saiba mais em > http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a2603310.xml
Minc exige punição a empresas que enviam lixo a países pobres
Foram embarcados 40 contêineres de lixo de volta para a Inglaterra
Foto: César Soares/Especial para TerraForam embarcados 40 contêineres de lixo de volta para a Inglaterra
Por César Soares
Direto de Rio Grande
Direto de Rio Grande
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que o Brasil pretende denunciar junto a órgãos internacionais a "exportação" de lixo por parte de países ricos aos países em desenvolvimento. Neste sábado, foram embarcados em Rio Grande (RS) 40 contêineres de lixo que haviam chegado ao país irregularmente, oriundo da Inglaterra.
Minc assegurou que o problema ganhará novos desdobramentos internacionais nos próximos dias. Já estão confirmadas para esta semana duas reuniões com os ministros do Meio Ambiente e Tecnologia dos EUA e Inglaterra, na quarta e quinta-feira, respectivamente. "Levamos o caso à Convenção da Basiléia e não podemos aceitar que às vésperas da Convenção de Copenhague onde será discutido o futuro do clima no planeta, países ricos exportem para aqueles em desenvolvimento ou mais pobres o seu lixo", destacou o ministro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário