O ministro da Agricultura, Reinhold Stpahnes, fez palestra sábado, na Expolucas, em Lucas do Rio Verde, para lideranças do agronegócio e produtores onde criticou a falta de organização e união de produtores e pecuaristas em buscarem união para seus problemas - muitos deles ligados a crédito, logística e legislação ambiental.
Ele afirmou que, se a classe agrícola fosse mais unida e se mobilizasse os problemas seriam menores. "Precisam ser fortalecidas as associações, sindicatos, ser articulador, atuante e mostrar que nós existimos e temos força. Nós temos que ter um único partido, a agricultura e mostrar temo que mostrar nossa força", declarou.
O ministro também afirmou que falta conscientizar a população da real importância da agricultura e do produtor. "O governo e a população só começam a se preocupar com a agricultura quando o preço do leite sobe, por exemplo. A elite não conhece a agricultura brasileira. Nós precisamos nos vender para sociedade, nossa importância agrícola, buscar maior conscientização do nosso trabalho no campo e participar da discussão nacional de problemas ligados ao agronegócio", cobrou.
Ao citar a força dos ambientalistas e das ONGs, Stephanes, que é deputado federal licenciado (pelo Paraná), revelou que tem ironizado os colegas parlamentares da bancada ruralista - incluindo deputados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para que mobilizem mais deputados em defesa do agronegócio. "Vocês estão perdendo a batalha para um único deputado, José Sarney Filho, (do Partido Verde-Maranhão, que lidera a bancada ambientalista e já foi ministro do Meio Ambiente no governo Fernando Henrique).
"Nos últimos 40 anos o código ambiental foi construído por ambientalistas. Alguns merecem aplausos por terem linha coerente. Isso não significa que eles conhecam o meio ambiente e o que precisa ser feito. É muito fácil um ambientalista, sentado no vaso sanitário no rio, apertar descarga e dejetos ir pro mar, depois vir falar do que está acontecendo (no setor agrícola) em Lucas e região. Nem sabem o que falam !", atacou.
Fonte: Só Notícias - Marcos Azevedo, de Lucas R.Verde
Enviado por: Liderança do Partido Verde - Câmara dos Deputados
Nenhum comentário:
Postar um comentário