Local: São Paulo - SP
Fonte: Agência Brasil de Fato
Complexo de hidrelétricas no rio Madeira imita construção de ferrovia iniciada em 1907
No ano de 1907, um magnata estadunidense com o nome de Percival Farquhar recebeu a concessão pública do governo brasileiro para iniciar, no coração da Amazônia brasileira, a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que liga Porto Velho a Guajará-Mirim, atual estado de Rondônia. Pelos registros oficiais da empresa Madeira-Mamoré Railway Company, de propriedade de Farquhar, 1552 trabalhadores morreram em sua construção por doenças ou acidentes de trabalho.
Devido ao rastro de mortes, a linha de ferro ficou conhecida como a “Ferrovia do Diabo”.A linha foi construída com o objetivo de ultrapassar o trecho de cachoeiras do rio Madeira para facilitar o escoamento da borracha boliviana e brasileira e outras mercadorias, para exportação. A partir de Porto Velho, as mercadorias seguiam por via fluvial pelo rio Amazonas até chegar ao Oceano Atlântico e de lá encontrar o mercado exterior.
No dia 1º de agosto de 1912 a ferrovia foi inaugurada com 366 km. O ano coincidiu com o declínio do preço da borracha devido à concorrência dos seringais do sudeste asiático e a invenção da borracha sintética. Depois de 54 anos de atividades, 1966, o presidente da República, Humberto de Alencar Castelo Branco, ordenou o fechamento da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré por entender que esta só dava prejuízos.
No seu lugar seria construída a rodovia, BR-364, que liga Porto Velho à Guajará-Mirim, conhecida nas décadas seguintes como a “Rodovia do Ouro”.
Leia mais em > http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=321724
Saiba mais sobre a Ferrovia em > http://arquivosreporter.blogspot.com/2008/02/ferrovia-que-virou-romance.html
Imagens: Arquivo Repórter Blog e O Globo
Um comentário:
No dia 1º de agosto de 1912 a ferrovia foi inaugurada com 366 km
thank you for the sharing..
Get More Details
Postar um comentário