.

.

domingo, 16 de agosto de 2009

Girassóis embelezam o Mato Grosso

Imagem: Overmundo/GGRauna/Internet
Florada dos girassóis é atração em Mato Grosso
Na cidade de Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso, é comum encontrar moradores que param em frente a plantações de girassol, que mais parecem jardins, para registrar o encontro com a planta que pode chegar a dois metros de altura. Os girassóis eram cultivados inicialmente por índios, que comiam as sementes misturadas a outros vegetais. Para alguns, além de produzir óleo comestível e até o biodiesel, o girassol dá sorte e é símbolo de felicidade.
“Todo mundo aguarda essa imagem o ano inteiro para registrar. É muito importante para quem mora aqui”, diz uma moradora, que faz questão de ser fotografada com a plantação ao fundo. A época de florada dos girassóis acontece nesta época do ano.
“É incrível estar tão próximo de uma flor tão grande”, diz outra moradora.
Ao contrário do que parece, o girassol não é uma flor única, mas um conjunto de flores. Segundo especialistas, o amarelo da parte externa da planta tem a função de atrair insetos. Já as flores da parte de dentro do girassol, no miolo, são as que produzem o fruto, que é um grão.

O girassol também é uma planta carregada de significados. Representa sorte, sucesso e felicidade e já serviu de inspiração para muitos artistas. É o caso de Vincent Van Gohg, que declarou a paixão pelos girassóis em várias telas. O artista plástico de Cuiabá Adir Sodré também se rendeu aos encantos da planta.
Fonte: Canal G1

Nenhum comentário: