.

.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

NCA lança projeto ambiental em escolas

Imagem: Regional de Notícias
NCA lança projeto ambiental em escolas
O Projeto Reciclando o Óleo de Cozinha nas Escolas está sendo apresentado à rede de ensino em Arambaré pelos diretores do NCA (Núcleo de Colorados de Arambaré/RS).
Durante as apresentações, Paulo Preuss (Presidente do NCA) e José Luiz Ferreira (Secretário) falaram com os alunos sobre a importância desta ação para a natureza. Todos os alunos das escolas de Arambaré, Santa Rita do Sul e da Parada Bonita estarão recolhendo óleo em suas residências. O óleo de cozinha derramado na pia ou no vaso sanitário provoca diversos males.
Entre outros, causa o entupimento de toda a tubulação, aumenta o custo do tratamento do esgoto. Se não há tratamento no esgoto, impermeabiliza as margens de rios, arroios e lagoas onde o esgoto é jogado, impede a oxigenação da água, provoca aquecimento da água, pois impede a evaporação, prejudicando assim toda a vida aquática presente naquele ecossistema.
Quando o óleo de cozinha é jogado diretamente no solo, ele impermeabiliza a terra, se infiltra e atinge o lençol freático que é a massa de água do sub-solo diretamente ligada à lagoa. Quando esta água poluída vai parar na lagoa mata o fitoplâncton (seres microscópicos que fazem a fotossíntese e produzem oxigênio que respiramos), depois se deteriora e produz o gás metano que é 21 vezes mais prejudicial à camada de ozônio que o gás carbônico. Ou seja, o óleo de frituras é um dos grandes poluidores da natureza. Um litro de óleo contamina um milhão (1.000.000) de litros de água.Não jogue fora o óleo de cozinha que você não vai mais usar.
Guarde o óleo em garrafas PET incolor e informe-se com sua prefeitura a melhor maneira de dispensá-lo. Em Arambaré, o próprio NCA recebe as garrafas encaminhadas das escolas que possuem pontos de coleta.
Saiba mais no Regional de Notícias > Click aqui

Nenhum comentário: