.

.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

"Quando os Titãs se encontram..." em artigo de Júlio Wandam para o Blog de Os Verdes

Imagens: Projeto Jogo Limpo/Nivaldo Santana e Blog do Marcelo"Quando os Titãs se encontram..."
Para Verde João Arnolfo, do PV/DF, "já escaldado" pela política interna do PV, candidatura Marina merece reflexão
O cinegrafista João Arnolfo, um dos dinossauros do Partido Verde no Brasil e Distrito Federal, acredita que o debate em nome de duas "Heroínas da Pátria" no cenário político merece reflexão. "Que bom que o Brasil finalmente tem a oportunidade de debater desde já em torno dos nomes de duas heroínas da pátria... cada uma em seu tempo, a seu modo: Dilma e Marina." disse ele. Pondera também pela necessidade de "refletirmos sobre estas coisas"; "Sem esquecer que", segundo ele:

1) Mais do que tentar salvar a floresta, Marina Silva terá primeiro que salvar o Partido Verde, livrando-o da executiva perpétua que há dez anos se encastelou no poder graças às mais torpes manobras politiqueiras dos velhos partidos. Não há eleições internas livres, como no Partido dos Trabalhadores, nem há debate sobre idéias e programas, porque a Executiva Nacional do Partido Verde não permite. Se Marina Silva conseguir derrubar a "oligarquia verde", já estará de bom tamanho.
Alertada, a senadora pensa um milhar de vezes antes de se decidir, porque não ficaria bem ter em sua companhia a "oligarquia verde" dos dirigentes aliados do Governador José Serra/do Prefeito José Kassab e companhia.

2) Dilma não é filhote do Lula, ao contrário - Ela e demais jovens que pegaram em armas nos anos 1960 a 1970 vieram antes, perdemos a batalha da guerrilha mas ganhamos a guerra de libertar o Brasil do jugo militar. Foi graças à luta dela contra a ditadura, pegando em armas como a vanguarda de nossa geração 68, que veio depois a abertura para a atuação dos sindicalistas do ABCD paulista, onde Lula desponta como liderança lutando por melhores salários, apenas. Dilma lutava por ideais e por isso já tem seu nome há muito tempo na lista dos heróis da pátria, merecendo o respeito de todos os brasileiros. Os mais jovens deviam se perguntar o que fariam no lugar da Dilma?
"Ou, o que seus pais e parentes estavam fazendo durante a ditadura militar? De que lado estavam? Lutando contra o jugo dos "gorilas" (militares) ou ganhando dinheiro com o milagre econômico do Delfim Neto?", finaliza o Verde Arnolfo, acreditando que o "Verde desbotado do PV" possa reavivar com a vinda de Marina Silva para qualificar os quadros do PV nacional.
O que se espera neste próximo capítulo no cenário político nacional, é que o "Duelo de Titãs" na eleição se restrinja a qualificação da política e das pessoas que nela se inserem, e a necessidade urgente de "planejamento para o futuro da nação", pois a destruição na Amazônia se avoluma, a busca da energia nuclear é um disparate visto a possibilidade de a energia solar e eólica satisfazerem a necessidade de energia, a mudança nas leis para beneficiar um desenvolvimento louco e a qualquer custo é algo que beira o surrealismo. Acompanhando o tema "Marina na sucessão", me deparo com declarações do ex-ministro, José Dirceu, dizendo em Porto Alegre "que o PT sempre apoiou Marina Silva nas questões ambientais". Quando? Em qual época? Não apoiaram e o próprio Presidente é um dos porta-vozes dos Ruralistas, Pecuaristas e outros que exploram a natureza, e que agora até serão "brindados" e "blindados" com as alterações no Código Florestal Brasileiro.
A briga será de dois inegáveis titãs, mas o que está em jogo é o desenvolvimento "a qualquer custo" versus o desenvolvimento "pensando no futuro", com sustentabilidade e respeito a vida... é claro!
Por Júlio Wandam
Fonte: REDE os Verdes

Nenhum comentário: