.

.

domingo, 9 de agosto de 2009

Hiroshima Nunca Mais? Será? Bombas nucleares ainda assustam humanidade

64 anos da bomba atômica no Japão
Fonte: Atrevidax
As duas maiores atrocidades humanas da história completam 64 anos, no dia 6 em Hiroshima e 9 de agosto em Nagasaki. Durante a Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945, os habitantes de Hiroshima e Nagasaki sofreram um terrível bombardeio dos Estados Unidos. Foram cerca de 214 mil mortes, em muitos casos, instantâneas. Em Hiroshima, no dia 6, o avião Enola Gay lançou o Little Boy.
Memorial da Paz de Hiroshima
Três dias depois, o alvo foi Nagasaki, conhecida como Nápoles do Oriente. O Fat Man caiu às 11 horas da manhã. Após a humilhação americana, o Japão, que lutava ao lado da Alemanha e da Itália, encerrou o conflito, declarando sua rendição.
Em 1945, a população de Hiroshima era de 250 mil habitantes Mais de 70 mil pessoas morreram em conseqüência da radiação, principalmente de câncer Em 2008, a Corte de Hiroshima ordenou o pagamento de 1,65 milhão de ienes (US$ 15.262) aos familiares de dois sobreviventes japoneses que viviam no Brasil Além do Japão, há uma estátua de Sadako nos Estados Unidos.Domo da Bomba Atômica
Inaugurado em 1915 como Palácio das Indústrias de Hiroshima, o domo de Hiroshima faz parte de um prédio em estilo ocidental projetado pelo arquiteto tcheco Jan Letzel. A construção é em estilo neobarroco e indumentária estilo sezession, muito popular na Alemanha e Áustria do final do século 19.
O prédio é uma das poucas construções que permaneceram em pé na região onde foi lançada a bomba atômica. Calcula-se que a parte central do prédio tenha ruido em menos de 1 segundo após a explosão, que ocorreu a 160 metros a leste do palácio, a uma altura de 580 metros do solo. A oeste fica a
ponte Aioi, em forma de “T”, usado como marca para lançamento da bomba.

Leia no Jornal do Amigos ( www.jornaldosmaigos.com.br )

Nenhum comentário: