As duas maiores atrocidades humanas da história completam 64 anos, no dia 6 em Hiroshima e 9 de agosto em Nagasaki. Durante a Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945, os habitantes de Hiroshima e Nagasaki sofreram um terrível bombardeio dos Estados Unidos. Foram cerca de 214 mil mortes, em muitos casos, instantâneas. Em Hiroshima, no dia 6, o avião Enola Gay lançou o Little Boy.

Três dias depois, o alvo foi Nagasaki, conhecida como Nápoles do Oriente. O Fat Man caiu às 11 horas da manhã. Após a humilhação americana, o Japão, que lutava ao lado da Alemanha e da Itália, encerrou o conflito, declarando sua rendição. Em 1945, a população de Hiroshima era de 250 mil habitantes Mais de 70 mil pessoas morreram em conseqüência da radiação, principalmente de câncer Em 2008, a Corte de Hiroshima ordenou o pagamento de 1,65 milhão de ienes (US$ 15.262) aos familiares de dois sobreviventes japoneses que viviam no Brasil Além do Japão, há uma estátua de Sadako nos Estados Unidos.

Inaugurado em 1915 como Palácio das Indústrias de Hiroshima, o domo de Hiroshima faz parte de um prédio em estilo ocidental projetado pelo arquiteto tcheco Jan Letzel. A construção é em estilo neobarroco e indumentária estilo sezession, muito popular na Alemanha e Áustria do final do século 19.
O prédio é uma das poucas construções que permaneceram em pé na região onde foi lançada a bomba atômica. Calcula-se que a parte central do prédio tenha ruido em menos de 1 segundo após a explosão, que ocorreu a 160 metros a leste do palácio, a uma altura de 580 metros do solo. A oeste fica a ponte Aioi, em forma de “T”, usado como marca para lançamento da bomba.
Leia no Jornal do Amigos ( www.jornaldosmaigos.com.br )
Nenhum comentário:
Postar um comentário