Admirável Mundo Novo
Você está preparado?
Discurso de Aldous Huxley em 1962, pouco antes de sua morte, sobre a ditadura científica do futuro retratada em seu livro "Admirável Mundo Novo", escrito em 1932.
Vídeo extraído do documentário EndGame
Agrotóxicos – o Brasil se tornou, em dois anos seguidos (2008 e 2009), campeão mundial de consumo de agrovenenos. Porém, este é um campeonato sem nenhuma glória. Somos a agricultura mais envenenada do mundo. São mais de cinco quilos de venenos por habitante/ano. É a dependência química do modelo de produção brasileira.
Reforma Agrária – A Reforma Agrária é uma medida necessária para garantir o acesso democrático de todos cidadãos e cidadãs aos bens da natureza, como a terra, água e sementes. Infelizmente, a sociedade brasileira é uma das mais injustas do mundo. Um por cento dos mais ricos controlam 41% de todas riquezas e 46% de todas as terras. Milhões de hectares seguem improdutivos, guardados para especulação e acumulação. Nos últimos anos, milhões de hectares foram apropriados por empresas estrangeiras, enquanto 4,5 milhões de famílias de trabalhadores rurais não tem terra.
A questão da confiança aparece no medo dos atuais dirigentes em perder espaço para Marina e novas lideranças. E também no aspecto da opinião pública: alguém tem dúvida sobre em quem a população confia mais, na presidenciável ou no partido, como ele está hoje ? Não cheguei a ver nenhuma matéria jornalística sobre o assunto, ainda, que apontasse para a segunda hipótese. Não sabemos o que poderá acontecer, nos dois exemplos citados. Não sabemos quem estará no poder, nos próximos meses. Mas se James Hunter estiver certo (o autor de O Monge e o Executivo), a conquista da confiança é um aspecto fundamental para a autoridade e por conseqüência para que tais pessoas sejam alçadas a cargos de maior representatividade (ou seja, que lhe confiram maior poder), seja a médio ou a longo prazo.
No Grêmio a empresa que constrói a ARENA teve a obra embargada por descumprir as mínimas exigências da legislação trabalhista. A imprensa denuncia que mão de obra trazida de região Nordeste está trabalhando em condições sub-humanas. Importar mão de obra de outros estados sem proporcionar-lhe condições dignas de trabalho traz à memória as últimas décadas do distante século XIX: trabalho escravo. Conseqüências do episódio: atraso das obras e sério prejuízo à imagem do clube. 
