.

.

sábado, 12 de março de 2011

Moradores de São Lourenço do Sul (RS) subiram em telhados para se salvar de enchente

 Moradores de São Lourenço do Sul (RS) subiram em telhados para se salvar de enchente

Com temporal, a água chegou a subir até 2 m de altura na cidade
O temporal que atingiu São Lourenço do Sul (RS) na madrugada de quinta-feira (10) fez com que a água subisse até 2 m de altura. Para sobreviver à enchente que afetou cerca de 20 mil em toda a cidade, moradores de precisaram subir em cima dos telhados de suas casas. Essa foi a alternativa encontrada pela família do empresário Rafael Horta.

- Meu pai e meu irmão subiram no telhado. Minha mãe ficou com as crianças boiando em cima de um colchão. Eles tiveram que mergulhar pela janela para sair.

Pouco mais de 30 horas depois das fortes chuvas, cerca de 35 mil famílias permaneciam sem o fornecimento de água e aproximadamente 40% do local não tinha energia elétrica nesta tarde. A enxurrada deixou pelo menos oito mortos e a prefeitura decretou situação de calamidade pública.
O governador do Estado, Tarso Genro (PT), anunciou, a liberação de R$ 50 milhões em crédito do Banrisul para os cerca de 20 mil afetados pela chuva em São Lourenço do Sul. Os atingidos também terão acesso a programas do governo federal, como o que permite a troca de geladeiras.
Resgate
A operação de resgate de quinta-feira mobilizou 160 homens de Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Marinha e Exército. Eles resgataram 1.500 pessoas – destas, 350 estão desabrigadas e foram levadas a seis abrigos. As buscas por corpos foram encerradas no final da tarde desta sexta-feira.

Fonte: R7

Nenhum comentário: