.

.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Conhecendo as paisagens sul-americanas

Ana Clara, Fernanda e Jean Louis

 Conhecendo as paisagens sul-americanas
Chamou a atenção de diversos tapenses, um caminhão verde com placas européias estacionado no centro da cidade, que desde 08 de março intrigou os cidadãos.
O veículo, com dimensões e estrutura diferentes dos caminhões brasileiros, pilotado pelo casal Franco-Brasileiro, Jean Louis e Fernanda, acompanhada de sua filha Ana Clara, está percorrendo diversas regiões do Brasil e América do Sul.
O objetivo da viagem é ampliar conhecimento sobre os biomas brasileiros e sul-americanos, quando buscam apreciar e registrar paisagens, a fauna e flora das regiões visitadas. Oriundos da França querem levar daqui imagens e vivências que serão futuramente divididas com interessados na Europa, quando do término da aventura.
Fernanda, que é brasileira de Goiânia, diz que tal viagem não tem nenhum objetivo institucional, é na verdade um passeio destinado a obter material que futuramente poderá constituir um livro à ser publicado. O objetivo é meramente pessoal para esta viagem, e não tem um caráter oficial, como uma Expedição financiada para fins científicos.
Segundo Fernanda, desde a chegada na Argentina cerca de três meses atrás, em uma cidade próxima de Buenos Aires, já percorreram alguns pontos de grande beleza natural, como as cataratas do Iguaçu, a Hidrelétrica de Itaipu, em ambos os lados, brasileiro e argentino e o Pantanal brasileiro, local de grande presença de animais silvestres.
Após passarem pelo Paraná, estiveram em Santa Catarina, apreciando as paisagens daquele Estado, na serra e litoral catarinense. Estiveram em Torres, já no RS, quando apreciaram as paisagens do litoral gaúcho e a zona dos Aparados da Serra, região que divide os Estados do RS/SC.
Em Tapes, puderam assistir a última noite de Carnaval e estão programando, após deixarem a cidade, um deslocamento até Arambaré, a cidade vizinha banhada pela Laguna dos Patos e seguirão para Pelotas, visitando a praia do Cassino.
Depois de Pelotas, seguirão rumo ao sul do Brasil, passando pelas belezas da Lagoa Mirim e da Reserva do Taim, até acessarem o país vizinho Uruguai, quando rumarão para a Argentina, em Ushuaia, extremo da América do Sul, então adentrando solo Chileno, em direção aos países andinos na costa do Oceano Pacífico.
Durante o período de 18 meses, estarão nas estradas da América do Sul visitando lugares, conhecendo pessoas e registrando as belezas naturais destas regiões visitadas.
Por Júlio Wandam
REDE Os Verdes de Tapes/RS

2 comentários:

Dilmar Gomes disse...

Olá Julio, passando por aqui para deixar o meu abraço.
Bom dia

Unknown disse...

Adorei a ideia e principalmente o caminhão (rsrsrsrs!!!). Se puder me mandar ou postar mais fotos do veículo. Também gostaria de saber se existe algum site ou blog em que os viajantes publiquem seu diário de bordo. Att. Rafael Fernandes