.

.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Nova tecnologia em notebook rastreia os olhos do usuário

 Nova tecnologia em notebook rastreia os olhos do usuário
Por Daniel Pavani
Uma nova tecnologia desenvolvida em pareceria entre a Tobii Technology e a Lenovo criou um notebook com um sistema de rastreamento dos olhos que promete ser mais uma interface para a comunicação entre usuário e computador.
De acordo com o site The Inquirer, o sistema deve ter funções como mostrar a barra de tarefas (em PC’s com Windows, claro) quando o usuário olhar para a parte de baixo da tela, ou mesmo mostrar a definição de uma palavra quando ele estiver lendo um texto e se detiver por mais tempo nesta palavra.
Outras funções que a Tobii e a Lenovo prometem é a passagem mais rápida entre janelas, a rolagem das páginas automática quando o usuário estiver lendo um texto e até mesmo a diminuição do brilho da tela quando ele não estiver olhando para ela. Mas a tecnologia não pretende substituir o mouse ou o teclado, e sim ser mais uma interface de comunicação entre o usuário e sua máquina.
Uma das primeiras coisas que vem em mente, entretanto, é a utilização da tecnologia em games, por exemplo. O ajuste da mira poderia ser feito automaticamente quando o jogador olha para uma determinada região da tela e até as interações entre personagens poderiam ser mais eficientes.
O novo sistema deve ser apresentado hoje na CeBIT, uma exposição que começou nesta terça-feira na cidade de Hanover, na Alemanha.
Mais notícias em dpavani.geek.com.br

Nenhum comentário: