.

.

sábado, 6 de março de 2010

A Livre Expressão por Jânio Lima

A LIVRE EXPRESSÃO
O grande desafio da humanidade é a busca pela liberdade de expressão: de pensamento, corporal, religiosa, sexual, falada, escrita, política, enfim seja qual for ela, devemos e temos o direito de lutar contra todos os tipos de repressão;
Nas ditaduras tanto de direita quanto de esquerda, o que se percebe são as mesmas práticas, a grande minoria é amordaçada de todas as formas; em todas as situações, o homem impõe seu autoritarismo frente ao próximo, arbitrário e ditador, sem respeitar as diferenças.
Na Imprensa brasileira, grande parte dela, é cooptada e manipulada por governos de maus políticos, omitindo a grande função da imprensa que é a livre expressão para todos.
No cotidiano de todos nós, a liberdade de expressão também é restrita, de todas as formas de todos os jeitos, quer seja no trabalho, em casa, na escola ou na rua; principalmente com as classes mais humildes e menos favorecidas, que são as mais massacradas no seu direito de livre expressão.
Na cultura Gaúcha, o que segue de geração em geração e que mais se impõe, é a relação Patrão x Peão, grita quem pode, cala quem tem juízo, e para mudar estes conceitos e paradigmas, se levará séculos ou ... nunca mudará.
Parafraseando o poeta popular Cazuza: o que nos resta é seguir gritando pelos quatro cantos do mundo, em busca de uma ideologia para viver, atrás da livre expressão.
JÂNIO ALBERTO LIMA
PRESIDENTE PARTIDO VERDE
ALEGRETE - RS
Fonte: recebido por e-mail

Nenhum comentário: