.

.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mosquito da dengue saiu e voltou para as cidades brasileiras

Mosquito da dengue saiu e voltou para as cidades brasileiras
O governo de Porto Rico declarou que existe uma epidemia de dengue naquela ilha caribenha. O ataque da doença aconteceu apos um período pouco usual de chuvas e muito calor para essa época do ano.
Como podemos ver a dengue não é um problema só nosso. A dengue e seu agente transmissor, o mosquito Aedes aegypti resistem às campanhas de prevenção e combate.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 2,5 bilhões de pessoas vivem sob ameaça de ter a virose. O numero de casos anuais é estimado em 50 milhões de novos doentes a cada ano.
A doença está presente em mais de cem países nas Américas, África e Ásia. O que mais chama atenção foi o fato de que em 1970 somente nove países tinham dengue epidêmica.
Isso repete a experiência brasileira que após todo esforço no início do século XX que erradicou o mosquito Aedes aegypti das regiões urbanas. Àquela época essa presença trazia o grave risco da ocorrência de surtos de febre amarela urbana.

Ida e volta - O resistente mosquitinho retornou ao país, trazido em pneus importados de maneira irregular ao norte do Brasil, e foi se espalhando e retornou a praticamente todos os estados.
O esforço de erradicação do transmissor da doença e prevenção das complicações da dengue depende da participação ativa da população. Os cuidados ambientais evitam a proliferação do mosquito e a atenção aos sintomas da doença faz parte do papel de cada um de nós.
Se você tiver febre alta, dor nos corpo e mal estar intenso, procure atendimento medico para avaliação. A dengue geralmente é benigna, mas pode trazer complicações de desidratação e distúrbios hemorrágicos.

Cuide de sua saúde e do ambiente me volta de sua família. Essa é sua parte para diminuir o impacto da dengue no Brasil.
Fonte: G1

Nenhum comentário: