.

.

sábado, 20 de março de 2010

Partido Ecologista português quer princípio da precaução para transgênicos

Partido Ecologista português quer princípio da precaução para transgênicos
Grupo entende que as incertezas são crescentes sobre efeitos dos transgênicos e lembram que vários países europeus estão sendo mais cautelosos sobre o assunto.
O Grupo Parlamentar português Os Verdes entregou na quinta-feira, dia 18 de março, na Assembleia da República, em Lisboa, um Projeto de Resolução que visa exortar o governo português a tomar, quer ao nível europeu, quer ao nível nacional, um conjunto de medidas tendentes a aplicar o princípio da precaução, no que se refere à comercialização e ao cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM).
O grupo entende que as incertezas são cada vez maiores em relação aos efeitos dos transgênicos. "Vários países europeus estão sendo mais cautelosos e até revogando autorizações de cultivo de produtos alimentares transgênicos, o que torna mais flagrante a inação e a despreocupação do governo português em relação a esta matéria", alega o grupo.
Na terça-feira, dia 16, Os Verdes questionaram o ministro da Agricultura, durante reunião da Comissão Parlamentar de Agricultura, sobre a nova autorização que a União Europeia deu ao cultivo de batata transgênica (Amflora), da multinacional alemã Basf. "Foi constrangedora a resposta que o ministro deu ao Partido Ecologista Os Verdes (PEV), demonstrando uma total despreocupação e uma relegação absoluta da decisão para as instâncias europeias, quando outros países já estão declarando que não autorizarão este cultivo nos seus territórios nacionais", disseram representantes do Grupo Parlamentar.
Na quarta-feira, dia 17, a deputada ecologista Heloísa Apolônia (foto) fez um alerta a todos os deputados, através de uma declaração política no plenário da Assembleia da República, sobre o que está se passando com a autorização de transgênicos ao nível europeu, apelando aos deputados que exortem o governo português a ser pró-ativo nestas questões.
Na quinta-feira, dia 18, o PEV apresentou na Assembleia da República, um projeto de resolução que visa incitar o governo português a tomar um conjunto de medidas relativas aos transgênicos. "Os Verdes esperam que este projeto seja agendado com brevidade na agenda da Assembleia da República, para que possa ser discutido e votado", disseram os representantes do grupo.
Fonte: Partido Ecologista Os Verdes/EcoAgência

Nenhum comentário: