.

.

domingo, 9 de agosto de 2009

Dia 23 de agosto: Um NÃO bem GRANDÃO Porto Alegre vai dizer contra a Ocupação da orla do Guaíba

Imagens: César Cardia/POA Resiste e Amigos da Gonçalo de Carvalho Campanha do Movimento da Orla realiza gravação de vídeo com Casa de Cinema
O Movimento da Orla em Porto Alegre e a Casa de Cinema gravaram imagens para a Campanha da “Pela Orla do Guaíba Livre:Vote Não a Privatização” na Usina Gasômetro, no último sábado, dia 1º. Agosto. Os vídeos serão utilizados na conscientização pelo voto do “Não” na Consulta Popular do dia 23 de agosto a ser realizada em Porto Alegre. A gravação foi feita com o apoio de todos os cineastas da Casa de Cinema, entre eles Carlos Gerbase e Luciana Tomasi.

O sol ajudou, inúmeras pessoas participaram, e o Rio-Lago Guaíba foi o ilustre homenageado. Entre os “nãos” mais famosos que trouxeram seu apelo para a campanha, estavam: a artista plástica Zorávia Bettiol, atriz Debora Finochiaro, escritor Carlos Urbim e a ambientalista pioneira Hilda Zimermann. Os escritores Moacir Scliar, Cintia Moscovich, Luiz Fernando Veríssimo enviaram seus depoimentos. Vereadora Maria Celeste, jornalista Felipe Vieira.Estiveram presentes inúmeros populares, simpatizantes, ambientalistas e representantes das associações de bairros das ONGs participantes do Movimento da Orla: Agapan AMA, AMBI, Amigos da Terra, AMOVITA, CEA, Amigos da Gonçalo de Carvalho, Moradores do Centro de Porto Alegre, Moinhos Vive, Solidariedade, ASCOMJIP, AMOBELA, CCD, SINDIBANCARIOS, CMVA, Cidade Baixa, CEUCAB/RS, AMSC, Amatrês, AMACHAP. Apoios: Casa de Cinema, Defender, IAB/RS, GRAFAR, Profetas da Ecologia, Devoção Senhor das Águas – Pastoral da Ecologia.
Recadinho do Rio:

Era mais uma tarde tranquila de inverno, e eu estava lá no meu lugar costumeiro, solito, esperando o sol esquentar e um monte de gente vir lagartear pela ribeirinha.

O sol aumentou, chegaram pessoas, gritavam não, não, não, em minha defesa...

Não sei mas quem sou, se sou rio, lago, córrego, não sei mais para que sirvo, com tanto tempo aqui à beira, a prefeitura as vezes me esquece, as vezes se lembra e vem ameaçando, me deixar sombrio e escuro, com prédios a me secar os olhos, a encher de trânsito em minhas bordas e a poluir minhas águas... não aguento mais...tanta sujeira...

Perguntaram para mim?? prefiro as bicicletas, os namorados na beira as crianças com seus patins, os pais a correr e tomar chimarrão, não gosto de cimento e concreto, porque afastam meus peixes, sujam minhas águas, tiram minhas árvores,Quero continuar livre, com muito verde por perto, com a brisa batendo fraca e forte, com as minhas águas dando o que falar ao rebater o pôr-do-sol, que dizem ser o mais lindo do mundo...

eu quero só essa concorrência, a do por-do-sol e mais nada.
Por favor salvem-me da privatização...

assinado, Rio-Lago Guaíba mais de anos banhando essa cidade
Por Vanessa Melgaré

Nenhum comentário: