segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Quanta água exatamente existe na Terra?

 
Pense em uma bola de basquete. Se a Terra fosse do tamanho dessa bola, toda a água do planeta caberia em uma bola de tênis de mesa
 Quanta água exatamente existe na Terra?
Você já ouviu falar que toda a água potável do planeta irá acabar em 30 anos? E já se perguntou, afinal, quanta água existe, exatamente, na Terra? Nós temos a resposta.
A quantidade exata de água é 1332 quilômetros cúbicos, de acordo com o Instituto de Pesquisa Geológica dos EUA. 72% do nosso planeta estão cobertos por água, mas 97% dessa água toda é salgada, vinda dos mares e oceanos – e não é potável.
Os oceanos possuem uma camada de 24mil quilômetros ao redor da Terra, com uma média de profundidade de 3,2 quilômetros. Parece ser muita água, mas na verdade não é. Especialistas comparam a situação com uma maçã – se o nosso planeta fosse uma maçã, a água seria equivalente à casca da fruta.
A água potável do planeta (aqueles 3% restantes) está separada da seguinte forma: 
* 70% estão congelados 
* 1% está acessível para consumo imediato 
* 6 países (Brasil, Canadá, Rússia, Indonésia, China e Colômbia) possuem 50% de todas as reservas de água fresca do planeta 
* Um terço da população vive em países que consomem mais água do que o país oferece

Tenha todos esses dados em mente quando for tomar banho, escovar os dentes ou fazer aquela faxina em casa. Um litro de água que você economize estará fazendo uma grande diferença.
A foto acima mostra como seria a Terra sem água, seguida de um pequeno planeta que seria feito da água retirada. O astro menor representa a água potável, em escala exata.

 Fonte: Life's Little Mysteries

Nenhum comentário: