.

.

sábado, 8 de outubro de 2011

Belo Monte: Governo acompanha desenvolvimento de ação, que pediu paralisação da usina

 Belo Monte: Governo acompanha desenvolvimento de ação, que pediu paralisação da usina
Norte Energia informou que não recebeu nenhuma notificação sobre liminar 
Por Alexandre Canazio
O governo está acompanhando o desenvolvimento da ação civil pública, que resultou em uma liminar que determinou a paralisação parcial das obras da hidrelétrica de Belo Monte (PA-11.233 MW). 
A ação movida por uma associação de pesca ornamental alega que a construção da usina vai extinguir a atividade.  O juiz federal impediu obras que mudem o curso do rio Xingu, mas permitiu que a preparação dos canteiros e dos alojamentos continue.
Segundo Marcio Zimmermann, ministro interino de Minas e Energia, o ministério está interagindo com as áreas do governo e com o empreendedor para resolução do caso.  Zimmermann soube da ação após a visita às hidrelétricas do rio Madeira, em Rondônia, onde aconteceu o desvio do rio para o vertedouro da usina de Jirau (3.750 MW).
Ele lembrou que os projetos hidrelétricos têm sido alvo de uma série de ações na justiça e de liminares."Todos sabem as dificuldades para se construir grandes projetos no país", afirmou o ministro interino, após participar do XI Encontro dos associados da Apine com seus convidados nesta quinta-feira, 29 de setembro, em Brasília.
Procurada pela Agência CanalEnergia, a assessoria de imprensa da Norte Energia informou que a empresa desconhece a liminar e que não recebeu nenhuma notificação da justiça.
Colaborou Carolina Medeiros
Fonte: Amazônia.Org

Nenhum comentário: