.

.

sábado, 8 de outubro de 2011

Moção e ou Manifesto de Protesto

 Moção e ou Manifesto de Protesto
Segmentos organizados da sociedade civil da região sul de Santa Catarina afetada pela poluição gerada pela atividade de exploração, beneficiamento e queima do carvão mineral protestam contra a forma como o setor carbonífero e a classe política que o apóia, estão ‘’tratando’’ a portaria que excluiu as térmicas a carvão do leilão da ANEEL, programado para dezembro próximo pelo MME.
Temos o maior respeito pela Ministra Ideli Salvatti, por toda sua heróica luta no sindicato da educação e na brilhante trajetória política, mas não concordamos que a mesma defenda uma forma de energia que está na contramão da história, causando enormes prejuízos e danos à biodiversidade regional (principalmente aos recursos hídricos) e ao desequilíbrio da camada de ozônio, com a emissão de gases efeito estufa CO2, um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global.
Obs. O impacto ambiental da queima do carvão mineral não é apenas pela emissão dos gases efeito estufa que promovem o aquecimento global, pela temerosa e silenciosa chuva ácida e pelo calor das turbinas emitido pelas chaminés, que podem estar interferindo na climatologia local, mas também a brutal agressão que a exploração do carvão causa aos recursos naturais, principalmente a água, sem esquecer da incurável doença do pulmão negro, pneumonoconiose, que afeta os trabalhadores mineiros.
Na região já existe a térmica Jorge Lacerda gerando 756MW com a queima do combustível fóssil mais poluente de todos, numa região considerada como área critica nacional pelo Decreto Federal 85.206/80 e atingida violentamente por eventos extremos do clima, tanto com a violência das águas quanto dos ventos como o furacão Catarina, por exemplo.
O Brasil assumiu compromissos em várias COPs da ONU em manter limpa a Matriz Energética Brasileira e precisa honrar a meta incentivando as energias renováveis, como a eólica, por exemplo, que está sendo instalada em Bom Jardim da Serra.
Obs.I -   ATÉ O PAPA TEME A CHUVA ÁCIDA (das térmicas a carvão!!!) 
Até o Papa teme a chuva ácida comparando-a com o nazismo e o comunismo em polêmica declaração na sua recente viagem pela Alemanha.
Obs.II - A poluição do ar é motivo de preocupação da OMS, tanto é que a mídia nacional divulgou, no dia 26/09/11, índices assustadores sobre doenças adquiridas pelo ar contaminado. 
Fonte: REDE Os Verdes/Sócios da Natureza/SC

Nenhum comentário: