.

.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crianças e Adolescentes apresentam ideias para a Rio +20

 Crianças e Adolescentes apresentam ideias para a Rio +20
Por Camila Maciel
"Contra a contaminação!” O grito entoado por crianças e adolescentes em um vídeo gravado durante a Conferência Internacional Tunza, na Indonésia, expressa o desejo de construir desde a infância uma ação responsável com o planeta. Essa é a proposta do projeto Tunza, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que tem a Conferência como uma de suas estratégias. Realizado a cada dois anos, o evento reuniu, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, cerca de 1.400 crianças e jovens que formularam ideias para um desenvolvimento sustentável. 
"Muita gente usa o carro e contamina o meio ambiente”, afirma uma das crianças de idioma espanhol ao ser entrevista por uma criança brasileira. O vídeo deixa claro a riqueza do momento de trocas culturais permitidas pela Conferência. Em seguida, a criança apresenta a solução para a poluição nos centros urbanos: "utilizar menos o carro, porque contamina o meio ambiente e tem um gás tóxico”. O que seria necessário para isso? Outro garoto responde: "Andar de bicicletas, mas com ciclovias”. 
As simples e potentes ideias sustentáveis apresentadas pelas crianças formam a Carta de Bandung, em referência à cidade que recebeu o encontro, e serão entregues aos líderes mundiais presentes na Rio +20, Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada em 2012, na cidade do Rio de Janeiro (Brasil). Mais de 100 países estiveram representados na Conferência Tunza 2011. 
Mariana Kz acompanhou a delegação de crianças e adolescentes brasileiros que viajou à Indonésia. Os quatro representantes fazem parte da organização Cala Boca já Morreu. "Foi uma experiência muito forte. Eles voltam com uma carga de conhecimento muito maior. A convivência com crianças e adolescentes de diversas partes do mundo foi muito intensa também”, relata a jovem, que integra a organização desde 1995, ainda quando criança. 
Segunda Mariana, uma das dificuldades encontradas para a efetiva participação das crianças foi o idioma, tendo em vista que todas as atividades eram em inglês, sem que houvesse tradução. "Não foi uma dificuldade só nossa, percebemos que várias crianças também tiveram esse problema”, afirma. A produção do vídeo foi uma forma encontrada pelos participantes da organização Cala a Boca Já Morreu para superar essas dificuldades. Em três vídeos produzidos por eles, as crianças relatam a experiência e trocam informações sobre os temas da Conferência. 
Economia Verde, Florestas e Consumo Consciente foram os temas principais elencados para a Conferência. Dentre os desafios elencados, está a questão de gerar empregos verdes juntos esforços de erradicação da pobreza. Segundo dados do Pnuma e OIT, há mais trabalhadores nos setores de energia renovável do que na indústria de combustíveis fósseis. 
Rio +20 
O evento será realizado 20 anos após a Eco 92, também realizada na cidade do Rio de Janeiro, que marcou o surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável atual, assim como deu origem aos tratados sobre mudança climática e biodiversidade. Com as transformações do mundo nessas duas décadas, o evento renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta. 
Para mais informações:

Nenhum comentário: