.

.

terça-feira, 26 de março de 2013

Porto Alegre completa 241 anos de história nesta terça-feira

Porto Alegre completa 241 anos de história nesta terça-feira
Ainda jovem, a capital dos gaúchos é um mosaico de culturas
A capital do gaúchos completa nesta terça-feira (26) 241 anos. Porto Alegre, que atualmente tem cerca de 1,5 milhões de habitantes, já foi mais singela.
O povoamento começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado, que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata.
A demarcação dessas terras demorou e os açorianos permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre.
A fundação oficial foi oficializada em 26 de março de 1772, com a criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, um ano depois alterada para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre.
Em 24 de julho de 1773, Porto Alegre se tornou a capital da capitania, com a instalação oficial do governo de José Marcelino de Figueiredo.
A partir de 1824, passou a receber imigrantes de todo o mundo, em particular alemães, italianos, espanhois, africanos, poloneses, judeus e libaneses.
Este mosaico de múltiplas expressões, variadas faces e origens étnicas, religiosas e linguísticas, faz de Porto Alegre uma cidade cosmopolita e multicultural, uma demonstração bem sucedida de diversidade e pluralidade.
Imagens:  Facebook
Fonte: Jornal NH

Um comentário:

Dilmar Gomes disse...

Vida longa para Porto Alegre, cidade cosmopolita com ares de província; amálgama de etnias...
Um abraço.