.

.

domingo, 10 de julho de 2011

Casarão açoriano abrigará o Centro Integrado de Educação

Casarão açoriano abrigará o Centro Integrado de Educação
Imóvel mais antigo do município esta sendo restaurado para qualificar o ensino público
Com mais de 150 anos o antigo “Casarão Açoriano”, situado na esquina das ruas Coronel da Cunha Vasconcelos e Hermenegildo Mariano da Silva, no centro de Sentinela do Sul, é uma das principais referências históricas da comunidade. 
Testemunha de muitos episódios emblemáticos como a Revolução Farroupilha, Revolução Federalista, as constantes trocas de sede administrativa de Dores do Camaquã, e a própria emancipação do município, hoje o imponente imóvel assistirá o desenvolvimento educacional da comunidade escolar. 
A Prefeitura Municipal está investindo cerca de R$ 200 Mil na sua total restauração e reforma. O local, em breve, abrigará o Centro Integrado de Educação. Nos 260 metros quadrados de área, divididos em setes salas o espaço será composto por laboratório de informática, internet livre, biblioteca, acervo histórico, salas de aula, auditório e espaço audiovisual. 
O prédio, desapropriado há pelo menos 15 anos, pela Administração Municipal da época, com a finalidade específica de ser restaurado aos interesses históricos em prol da comunidade local e da região, segundo a arquiteta da prefeitura, responsável pelo projeto técnico, Dainá Vasiliauskas, irá manter as principais características do casarão, de estilo colonial português, em todos os seus espaços. 
“As paredes, por exemplo, de tijolos maciços e erguidas com barro, ficarão à vista do público que passar pelo espaço interno do Centro, mantendo desta forma, toda a fidelidade e integridade do prédio, adaptando-o, entretanto, às necessidades da SMEC”, garantiu a arquiteta Dainá. 
A obra, construída por intermédio de recursos próprios da SMEC, tem previsão de conclusão em sete meses. A empresa Koch Construções Ltda de Sertão Santana, responsável pela execução dos serviços de restauração classifica o trabalho como um dos projetos mais interessantes dos quais já realizou. 
O prefeito, Marcus Vinicius Vieira de Almeida, considerou que tanto a reforma quanto as políticas previstas para o funcionamento do Centro Integrado de Educação, irão valorizar dois aspectos importantes, a educação em primeiro plano e a cultura local que será permanentemente preservada.
“Acredito que não tenha nada mais produtivo para um aluno, que no contraturno escolar, possa ampliar seus conhecimentos em meio a um local repleto de história e encantamento“, afirmou o prefeito Marcus Vinicius de Almeida.
 
Fonte: REDE Os Verdes/via Bira Costa

Nenhum comentário: