.

.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Descoberto maior reservatório de água do universo

 Descoberto maior reservatório de água do universo
Duas equipes de astrônomos lideradas por cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, descobriram o maior e mais distante reservatório de água já detectado no universo. A água, equivalente a 140 trilhões de vezes toda a água do oceano do mundo, envolve um enorme buraco de alimentação negro, chamado quasar, a mais de 12 bilhões de anos-luz de distância. Astrônomos já haviam detectado vapor d’água, que é um sinal importante para investigar o universo, em outras partes do universo, mas não em tanta quantidade.
“É uma demonstração de que a água está por todo o universo, ainda que em tempos mais antigos”, avaliou Matt Bradford, um cientista do Laboratório da Nasa, em Pasadena, Califórnia.
Quasares são objetos brilhantes e muito distantes no universo. Estão localizados nos núcleos de galáxias e são abastecidos com a energia de buracos negros. O APM 08279+5255, quasar observado nesta pesquisa, tem um buraco negro 20 bilhões de vezes mais massivo que o Sol e produz energia superior à energia de trilhões de sóis.
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: