.

.

sábado, 23 de julho de 2011

E-mail do Leitor: Repúdio à Discriminação do CINEMARK do Bourbon Shopping Ipiranga - Porto Alegre

Boa tarde Júlio, 
Escrevo a vocês por um motivo absolutamente inusitado, que eu não acreditaria se me enviassem por e-mail, caso não conhecesse a pessoa, no caso a psicóloga Vitória Bernardes.
A Vítória é uma jovem de belos valores, sempre disposta a colaborar nas questões sociais, por exemplo é voluntária na CUFA-RS. Quando vi o email que ela e a mãe dela me enviaram (abaixo), fiquei abismado com a discriminação sofrida.
Peço tua ajuda na divulgação do fato aos seus contatos ou redes sociais, a fim de que a sociedade possa manifestar o REPÚDIO À DISCRIMINAÇÃO!!
Para maiores esclarecimentos, contam os telefones da Vitória e da mãe dela, Sônia, abaixo.
Abraços,
Montserrat Martins
Falta de Responsabilidade de Cinema em Shopping na Capital
Dia 18 de julho de 2011, segunda-feira, fui ao Cinemark do Bourbon Shopping Ipiranga, em Porto Alegre, RS. O que era um programa simples, tornou-se inacreditavelmente “impossível”
Eu e mais 03 primos compramos os ingressos e entramos na sala de cinema. Constatando a dificuldade de visualizar a tela, devido sua proximidade, pedi para minha prima, Bruna, solicitar a ajuda de um funcionário. Devido sua demora, solicitei que minha outra prima, Gerusa, fosse verificar o que estava ocorrendo.
Minutos depois, elas entraram acompanhadas pelo gerente, senhor Maurício. Ele afirmou que o Cinemark proíbe seus funcionários de prestar auxílio como “este” aos seus clientes. Ou seja, o Cinemark, além de não disponibilizar um local decente para cadeirantes, proíbe seus funcionários de os colocarem em uma poltrona onde possam, ao menos, ver o filme. Apesar de preferir me locomover livremente e saber das leis que asseguram esse direito, abdiquei disso para me adequar ao serviço precário oferecido e, mesmo assim, escuto do representante da empresa que isso NÃO É POSSIVEL?! 
Como o filme estava prestes a começar, minhas primas decidiram que elas mesmas me colocariam na poltrona. Nesse momento, o gerente “informou” que esta ação não poderia ser feita dentro do estabelecimento. Além de não ajudar, proibiu minhas primas de prestarem esse auxílio. 
No primeiro momento da solicitação, quando a Bruna ainda estava sozinha, o senhor Maurício comentou que o cinema não tinha “estrutura”, pois era feito para “pessoas normais”. Normal, anormal ou qualquer outro rótulo ou denominação que queiram dar, não importa. Tenho limitações sim, mas, como qualquer outra pessoa, paguei por um serviço, pelo qual não fui informada que não poderia usufruí-lo. 
Durante este lamentável acontecimento, meu único desejo era me esconder, chorar de raiva, pois além de me sentir severamente lesada como consumidora, me senti diminuída como pessoa. E pior, pelo tom usado pelo funcionário, me senti culpada por estragar o passeio das pessoas que me acompanhavam, entre elas, uma criança. 
Além de tudo, por instantes, o gerente me fez acreditar que o problema em questão era eu, e não sua empresa... Que inversão de valores é essa?
O caminho mais simples é “deixar assim”, mas me nego a considerar essa possibilidade.
BRASIL: Deficientes Somos Todos Nós em não Respeitar Direitos!
Por isso, peço que ajudem minha voz, que continua embargada, a ser ouvida por outros, sejam eles donos de estabelecimentos ou pessoas que, devido às injustiças vividas diariamente, desistem de lutar por seus direitos, por menores que sejam, como assistir um filme numa segunda-feira a tarde...
Agradeço a colaboração!
Grande abraço,
Vitória Bernardes
em 21/07/2011
Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

Um comentário:

Vitória Bernardes disse...

Muito obrigada pelo apoio e divulgação. É bom saber que não estou sozinha!
Grande abraço,
Vitória Bernardes