.

.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Desmatamentos são flagrados no Bioma Mata Atlântica do Rio Grande do Sul

Desmatamentos são flagrados no Bioma Mata Atlântica do Rio Grande do Sul
Agentes ambientais federais do escritório regional do Ibama em Santa Maria vistoriaram áreas nas quais foram detectados desmatamentos, em São Francisco de Assis. A vistoria complementa as ações de fiscalização e vistorias da Operação Tabaco, foi desenvolvida entre 25 e 29 de abril, para detectar e coibir desmatamentos no Bioma Mata Atlântica na região central do estado. 
Na localidade de Rincão dos Dorneles verificou-se a presença de lenha de mato nativo e de espécies exóticas proveniente de seis espécimes arbóreos ilegalmente abatidos através de corte seletivo, na área de preservação permanente de um curso d’água. O proprietário da área foi autuado e teve 10m³ de lenha apreendidos. 
Na localidade de Rincão dos Trombini, também em São Francisco de Assis, foi constado outro desmate. O proprietário da terra declarou não possuir qualquer forma de autorização para o que havia realizado, e em decorrência foi autuado por destruir, com a utilização de trator de esteira, área de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica em fração de hectare, não passível de autorização para supressão ou exploração, objeto de especial preservação. A área foi interditada e não poderá ser manejada ou utilizada para atividades agro-silvo-pastoris, devendo ser permitida a regeneração da vegetação original. 
No Rincão do Luz, ainda na zona rural de São Francisco de Assis, foi lavrado auto de infração ao proprietário de outra área por fazer uso do fogo para limpeza destinada ao uso agrícola, em tamanho de dois hectares. 
Por Maria Helena Firmbach Annes
Fotos: Heitor Peretti e Paulo de Tarso Silva de Menezes – Ibama/RS

Nenhum comentário: