.

.

domingo, 5 de junho de 2011

Ventos arrastam fumaça de vulcão chileno para Argentina

 Ventos arrastam fumaça de vulcão chileno para Argentina
Autoridades locais deslocaram 3.500 pessoas das regiões de Los Ríos e Los Lagos, no Chile, para abrigos improvisados; cinzas expelidas levaram ao fechamento do aeroporto de Bariloche, na Argentina
O vulcão de Cordón Caulle segue expelindo gases, cinzas, magma e pedras hoje no Chile. Uma coluna de fumaça que sai pela cratera do vulcão sobe por dez quilômetros e é arrastada pelos ventos para a vizinha Argentina. A erupção, iniciada ontem, "aparentemente diminuiu de intensidade hoje, mas isso não significa que ela não pode voltar a ganhar força", disse, por telefone, o vulcanologista Juan Cayupi.
Até o momento não há informações sobre vítimas ou danos materiais causados pela erupção do vulcão de Cordón Caulle, situado cerca de mil quilômetros ao sul de Santiago. A erupção, porém, levou autoridades locais a esvaziarem 22 povoados nas regiões de Los Ríos e Los Lagos, o que levou cerca de 3.500 pessoas a abrigos improvisados.
Na vizinha Argentina, as cinzas expelidas levaram ao fechamento do aeroporto que atende à cidade turística de Bariloche, cerca de 1.600 quilômetros ao sul de Buenos Aires.
As informações são da Associated Press

Nenhum comentário: