.

.

domingo, 5 de junho de 2011

Erupção de vulcão chileno provoca chuva de cinzas em Bariloche

 Erupção de vulcão chileno provoca chuva de cinzas em Bariloche
Fumaça do vulcão Puyehue pode ser vista da cidade de Osorno, no sul do Chile
A cidade argentina de Bariloche foi afetada neste sábado por uma intensa chuva de cinzas devido à atividade do vulcão Puyehue, que entrou em erupção no sul do Chile mais cedo. 
O Corpo de Bombeiros da cidade, a 1,6 mil km ao sudoeste de Buenos Aires, está disposto a declarar "alerta vermelho" na região. Por causa da situação, o prefeito de Bariloche, Marcelo Cascón, convocou a Polícia e a Defesa Civil para formar um comitê de emergência. 
As autoridades resolveram fechar a passagem de fronteira de Cardeal Samoré, um das divisas entre Argentina e Chile, e também o aeroporto local devido à baixa visibilidade. "Em 44 anos nunca tinha visto algo assim", comentou um morador de Bariloche ao canal Todo Noticias, da capital do país. "Uma camada de cinzas cobriu a cidade e era possível escutar trovões", afirmou. 
A prefeitura pediu aos moradores que mantenham a calma, economizem água e permaneçam em suas casas porque a chuva de cinzas pode prolongar-se por muito tempo. Recomendou também, em caso de necessidade, a utilização de máscaras. "Pedimos à população que não abarrote os supermercados e os postos de combustíveis, e fique em suas casas na medida do possível. Os serviços públicos seguirão funcionando com normalidade", assinalou Cascón em entrevista coletiva. 
Além de Bariloche, um dos centros turísticos mais importantes e belos do país, o fenômeno afeta a localidade de Villa La Angostura. O vulcão Puyehue, de 2.240 m de altitude, fica no lado chileno da Cordilheira dos Andes. Sua última grande erupção ocorreu em 1960, ano em que aconteceu nessa zona um terremoto de 9,5 graus Richter, o mais forte registrado até agora no mundo todo.
Foto: Reuters
Fonte: Notícias Terra

Nenhum comentário: