.

.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

1º Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS: Internautas debatem seu papel na sociedade e recebem promessa de apoio do governo

 Internautas debatem seu papel na sociedade e recebem promessa de apoio do governo

Centenas de blogueiros e tuiteiros gaúchos, reunidos de 27 a 29 de maio em Porto Alegre, debateram o papel dos internautas na sociedade e na política, em contraste com a grande mídia. Sucesso de participação do público – atingindo a meta de reunir pelo menos 200 autores de blogs e ativistas das redes sociais digitais na Câmara Municipal de Porto Alegre – o Encontro foi uma decorrência do primeiro encontro nacional (em São Paulo, em 2010)  que reuniu mais de 300 blogueiros “progressistas”.
O adjetivo identifica a posição política dos participantes, críticos do poder econômico determina as pautas da grande mídia (que se evidencia, por exemplo, no enfoque favorável ao agronegócio nas notícias sobre o código florestal).
Debates 
Os palestrantes tiveram debates intensos sobre a internet como instrumento para a democratização da comunicação e as políticas públicas para os meios digitais. Marco Weissheimer propôs que os internautas prossigam mobilizados e articulados através de uma Assembléia Permanente, com reuniões semanais, para dar seguimento a estas questões cruciais para a sociedade. 
O blog Os Verdes de Tapes, coordenado por Júlio Wandam, foi representado por Montserrat Martins, que ressaltou a falta de notícias na grande mídia sobre o assassinato de ambientalistas, bem como o modo como está sendo tratado o código florestal, chegando a ser incluído na seção “dinheiro” da grande mídia. Em adendo à proposta de Weissheimer – e com o objetivo de atingir camadas ainda mais amplas da população – Montserrat propôs ainda a realização de um Festival anual para reunir as principais matérias debatidas pelos blogueiros e tuiteiros, dentre as que se diferenciem da pauta da mídia hegemônica. Os debates do 1º Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS também serão levadas ao II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em junho, em Brasília. 
Reconhecimento do governo gaúcho 
O governo gaúcho se fez representar no evento e prometeu reconhecer e valorizar o papel social dos internautas, através da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom). Segundo informou Cláudia Cardoso — Diretora de Políticas Públicas da Secom – todos os interessados poderão se cadastrar e serão informados sobre os critérios para anúncios. O contato para o cadastramento deve ser feito pelo email cadastro@secom.rs.gov.br. A informação de Cláudia Cardoso confirma o que já havia sido noticiado sobre a democratização dos anúncios institucionais do governo. 
Leia mais sobre o encontro > 

Nenhum comentário: